Seminário comemora 70 anos do Instituto de Economia

Intitulado “Seminário Comemorativo: 70 anos de Ensino de Economia”, o evento será realizado nessa sexta-feira, dia 17 de outubro.

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ prepara um seminário para comemorar seus 70 anos de história. Intitulado “Seminário Comemorativo: 70 anos de Ensino de Economia”, o evento será realizado nessa sexta-feira, dia 17 de outubro, e conta com a presença do Reitor da Universidade, doutor em Economia e professor titular do IE desde 1993, e outros ilustres participantes para debater o ensino de economia na atualidade e a história do Instituto de Economia da UFRJ, criado no ano de 1938.  O encontro será no Salão Pedro Calmon do IE, localizado no campus da Praia Vermelha.

A abertura do Seminário será realizada às 11 horas e terá presente à Mesa o Reitor Aloísio Teixeira, o Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ) Alcino Câmara, além do Diretor do Instituto de Economia João Sabóia e os diretores da Graduação e da Pós-Graduação, Marcelo Paixão e David Kupfer, respectivamente. A primeira Mesa-Redonda, marcada para as 11:30h, contará com os Diretores dos cursos de Economia da UNICAMP, da Federal Fluminense (UFF) e da UFRJ, Mariano Laplane, Alberto di Sabbato e João Sabóia. A Mesa, que debaterá os “Os Desafios do Ensino de Economia na Atualidade”, terá ainda Marcelo Paixão como coordenador.

A segunda Mesa-Redonda, intitulada “Criação e Evolução do Curso de Economia da UFRJ”, reunirá, às 14:30h, os professores do IE/UFRJ Nivalde Castro, Lia Hasenclever e David Kupfer, além do professor Emérito Antônio Dias Leite em sua coordenação. Após pequeno intervalo, o IE promoverá ainda, às 17 horas, Aula Magna com a Professora Emérita da UFRJ Maria da Conceição Tavares e um coquetel, ao final, no Teatro de Arena da UFRJ – localizado no próprio Instituto de Economia da UFRJ.