Novos equipamentos ampliam capacidade de diagnóstico do Hospital Universitário

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) vai ampliar a capacidade de atendimento e diagnóstico de doenças com a entrada em operação, a partir de hoje (15/10), de dois novos aparelhos de radiologia de alta tecnologia, que dão informações mais precisas e dispensam o uso de radiação.

De acordo com o chefe do Serviço de Radiologia, Paulo Bahia, a expectativa é de que os novos equipamentos reduzam à metade a fila de espera. "Hoje, há dois aparelhos em operação no hospital que realizam cerca de 500 exames por mês. Mas a demanda é imensa. Com os equipamentos que chegaram, temos potencial para dobrar os atendimentos", prevê ele.

Os novos equipamentos podem ser usados por profissionais de diversas especialidades e permitem avaliar o quadro de pacientes com doenças crônicas do fígado, tórax, abdômen e músculo do esqueleto. "Eles têm softwares modernos que permitem avaliar melhor as estruturas que não eram bem individualizadas em equipamentos mais antigos. Os aparelhos podem ainda ser usados como ferramentas no método de investigação de tumores na próstata ou, em outro exemplo, avaliar a espessura íntima das carótidas, ajudando no tratamento de pacientes com hipertensão arterial", ressaltou Bahia.

A chefe do serviço de Ultra-sonografia, Célia Resende, destaca que a melhoria na qualidade dos exames é um dos principais benefícios trazidos com os novos equipamentos. "Poderão ser feitas biópsias guiadas em casos de câncer na próstata, mama ou tiróide. Mas também contaremos com uma nova tecnologia para auxiliar em pesquisas avançadas", disse.

O HUCFF investiu cerca de R$ 200 mil para aquisição de um dos aparelhos. O outro ultra-som foi adquirido pelo Serviço de Urologia do hospital por meio do Projeto OncoRio, que também fez com que o HUCFF recebesse um aparelho de urodinâmica, para o estudo da bexiga; uma torre de videolaparoscopia, que permite um método menos invasivo em cirurgias abdominais e de transplante renal; equipamentos para cirurgia endo-urológica; além de instrumental para cirurgias a céu aberto.