Categorias
Memória

Debate sobre aborto de feto anencéfalo na Faculdade de Direito

Foi realizado, no dia 8 de outubro, o debate “Aborto de feto com anencefalia” que contou, para discutir a  polêmica questão, com as professoras Elenice Maria Correa, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), e Maíra Fernandes, advogada, além de um representante do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira  (CACO/UFRJ), como mediador. A conferência foi ministrada dentro do Simpósio Direito Ambiental, Bioética e Justiça, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRJ.

 A professora Elenice Correa, especializada em neurociência, apresentou a conferência “Anencefalia – alegretto, menuetto, adaggio”, em que mostrou os aspectos da formação de um feto e, mais especificamente, de seu sistema nervoso, além de aspectos psicológicos dos pais envolvidos e a patologia em si.

 – Esse debate obteve excelente repercussão. Fato que considero importante para o CCS, como membro que sou do mesmo, mas também para toda a UFRJ já que foi um momento de integração importante entre a ciência feita em nosso Centro e o judiciário, entre a opinião científica e a realidade jurídica e também a religiosa sobre o assunto. Um grande exemplo de integração entre profissionais e estudantes de diferentes áreas da UFRJ unidos em um ponto primordial – declarou Elenice.