Categorias
Memória

Festival Dança Criança 2008

A Cia Folclórica do Rio, coordenada pela professora Eleonora Gabriel, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, se apresenta nos dias 16 e 19 de outubro, na terceira edição do Dança Criança, festival dedicado ao público infanto-juvenil e organizado pela Caixa Cultural. O evento acontece no Teatro Nelson Rodrigues e conta com a participação de outras três companhias de dança cariocas, em diferentes estilos.

Os bailarinos da UFRJ fazem uma junção do trabalho acadêmico com montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros. O repertório se baseia em quase 20 manifestações populares que incluem mais de cem danças e músicas com trajes e instrumentos típicos. O público assistirá, por exemplo, o Coco, dança de "pisada" e muito ritmo, nascida nas plantações de coco e dançada em vários estados nordestinos, além de várias Cirandas do Nordeste.

Como nos anos anteriores, o Dança Criança apresenta, no intervalo entre os espetáculos, a mostra de vídeo Move Criança para divertir a garotada. Além de um espaço de exibição de videodança, a mostra envolve também videoclipes, animações, cenas de filmes, comerciais e qualquer outra forma onde as linguagens da dança e do vídeo possam interagir.

Paralelo à mostra de vídeo, duas oficinas de sensibilização à dança dirigida ao público infanto-juvenil, acontecem no sábado e domingo, dias 18 e 19. Meia hora antes de cada oficina que acontece no intervalo das apresentações das companhias serão distribuídas 20 senhas.

O espetáculo acontece na Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues, Av. Chile, 230 (anexo) – Centro do Rio de Janeiro.