A Ouvidoria Geral da UFRJ promove no dia 17 de outubro o seminário Endividamento e Cidadania - A questão do superendividamento: prevenção e tratamento.">A Ouvidoria Geral da UFRJ promove no dia 17 de outubro o seminário Endividamento e Cidadania - A questão do superendividamento: prevenção e tratamento.">

Ouvidoria da UFRJ discute endividamento e cidadania

A Ouvidoria Geral da UFRJ promove no dia 17 de outubro o seminário Endividamento e Cidadania – A questão do superendividamento: prevenção e tratamento.
 A Ouvidoria Geral da UFRJ promove o seminário Endividamento e Cidadania – A questão do superendividamento: prevenção e tratamento, a ser realizado no dia 17 de outubro de 2008, das 09h30min às 15h, no Auditório Roxinho, do Centro Cultural Horácio Macedo, da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, na Cidade Universitária da UFRJ.

O referido seminário visa dar início à concretização das atividades pedagógicas e acadêmicas propostas pela Ouvidoria Geral da UFRJ e, inicialmente, está voltado para o seu corpo social (estudantes, técnico-administrativos e professores). A escolha do tema justifica-se pelo crescente número de demandas, recebidas na Ouvidoria, entre outras, acerca de superendividamento, exclusão bancária, desconhecimento das regras do Código de Defesa do Consumidor, questões que envolvem cláusulas abusivas de contratos, publicidade enganosa etc.

O acesso ao crédito é cada vez  mais estimulado, e o crédito consignado permite que os bancos ou agentes financeiros não suportem qualquer risco em operações desta natureza. No entanto, em conseqüência, usuários/beneficiários deste sistema tornam-se, muitas vezes, reféns de um completo descontrole orçamentário, surgindo, assim, o fenômeno do superendividamento.

Estudos prévios comprovam que o superendividamento é um fenômeno que afeta, profundamente, a auto-estima e a confiança do consumidor em sua capacidade de controlar sua vida pessoal e familiar, interferindo, também, no seu ambiente de trabalho.

Visando educar para o crédito, educar para o consumo,  alertando para a publicidade enganosa e propaganda abusiva, no seminário pretende-se apresentar as pesquisas e propostas relativas ao assunto, as noções acerca dos principais direitos e deveres referentes aos serviços financeiros e as regras sobre contratos de crédito. Serão exibidas alternativas viáveis e fundamentadas juridicamente para a solução da grave condição econômico-financeira, com o intuito de superar o preconceito moral, via de regra, presente nestas circunstâncias.

A Ouvidoria Geral, que compreende a UFRJ como agente de transformação e fórum natural da cidadania,  busca, com este evento, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.

9h30 às 9h45
Professor Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ
Professora Sylvia Mello Vargas, vice-reitora da UFRJ
Professora Cristina Ayoub Riche, ouvidora-geral da UFRJ