Começa o IX encontro de Ciência Empírica na Letras

Nos dias 9 e 10 de outubro, acontece na Faculdade de Letras (FL/UFRJ) o “IX Encontro de Ciência Empírica em Letras”, que tem como foco a discussão de diversos trabalhos realizados por acadêmicos do ramo.

A abertura do evento contou com a presença dos professores Luis Edmundo Bouças, vice-diretor da FL; Sonia Zyngier, colaboradora do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da Faculdade; Bernardo Vasconcelos, da Universidade de Madeira, em Portugal; Giovani Parodi, da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile e Isil Bas, da Universidade de Bogazici, na Turquia.

Após algumas palavras de agradecimento de Zyngier e Bouças, a palavra foi passada a Parodi, que proferiu a primeira palestra do evento. O tema era “Gêneros do discurso: da teoria a dados empíricos”, braço das últimas pesquisas do professor.

Uma das questões que motivaram os estudos de Parodi é de que forma o discurso, ou a língua, afetam a formação profissional e pessoal de cada um. Ele usou sua própria experiência de vida para exemplificar precisamente a sua dúvida. A opção pela lingüística veio, dentre outros fatores, da pouca afinidade do pesquisador com as ciências exatas; contudo, essa falta de interesse é algo que já nasce com o homem ou é embutido nele durante a vida? A fim de sanar tal pergunta, Parodi organizou um extenso corpus – o maior disponível na internet, segundo o pesquisador – de textos acadêmicos da psicologia, química industrial e engenharia civil para serem estudados. O trabalho ainda está em progresso e, portanto, não há conclusões. Apesar disso, Parodi mostrou-se confiante com os rumos da pesquisa.