Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ completa 50 anos

O ex-aluno Anthony Menezes Leahy é
premiado com a comenda Professor
José Édimo Soares Martins

O Programa de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ começou ontem, dia 8 de outubro, a comemoração pelos 50 de existência do curso. Na cerimônia, foram homenageados os criadores do primeiro curso de ortodontia do Brasil, da UFRJ, Carlos Souza Telles, Hélio Fernades e José Édimo Soares Martins, também idealizador do Programa. O evento é parte também do XV encontro de ex-alunos de pós-graduação em ortodontia, que continua nos dias 9, 10 e 11 de outubro com atividades científicas, simpósios e um curso ministrado por Marco Rosa, professor da Faculdade de Insubria, Itália.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, Almir Fraga Valadares, decano do Centro de Ciências da Saúde, Edmilson Porangaba, diretor da Faculdade de Odontologia, Lincoln Issamu Najima, coordenador do Programa de Pós-graduação em ortodontia, Ana Maria Bolognese, presidente do XV encontro, além de professores, pesquisadores e representantes das áreas da saúde e ortodontia da UFRJ e demais universidades. Os presentes ao encontro exaltaram a excelência no ensino do curso em meio século de existência: “a manutenção de uma instituição sólida é um trabalho compensador, mas nada fácil”, reconhece Bolognese, exaltando a “magnitude da obra”.

Durante a solenidade foi homenageada a memória de José Édimo Soares Martins, idealizador do curso, representado por sua sobrinha Elisabeth Martins de Botton, e de Hélio Fernandes, na pessoa de seu filho Álvaro Carrielo Fernandes. Carlos de Souza Telles, também presidente de honra do encontro, recebeu pessoalmente a homenagem. “É motivo de alegria e orgulho receber essa menção, pela família que se formou a partir do curso da UFRJ”, disse o homenageado, lembrando que o programa de pós-graduação em ortodontia da UFRJ originou novos cursos na área em outras instituições do Brasil.

Além das homenagens, foi outorgada a comenda Professor José Édimo Soares Martins, maior honraria da ortodontia brasileira, a Anthony Menezes Leahy, ex-aluno do Programa de pós-graduação em ortodontia da UFRJ e professor da Universidade Federal de Alagoas, que dedica o título aos alunos e ex-alunos do curso, “que tanto fizeram pela difusão do conhecimento”, elogiou Leahy.