">Morreu, nesta segunda-feira (06), o Professor Walter Baptist Mors, Fundador do Núcleo  de Pesquisa de Produtos Naturais da  UFRJ e ícone da Química de Produtos no País. Seu sepultamento será amanhã (terça, 07), às 10 horas, no Jardim da Saudade (capela F), Sulacap.

Morre o Professor Walter Baptist Mors

Morreu na manhã desta segunda-feira (06), aos 87 anos, o Professor Walter Baptist Mors, ícone da química de produtos naturais no País, e um dos fundadores  do Núcleo  de Pesquisa de Produtos Naturais  (NPPN) da  UFRJ, onde atuou até o ano de 2000.

A vida profissional de Walter Mors se divide em dois períodos distintos: o do Serviço Público e o da Universidade. Formado em 1942, ingressou no ano seguinte no Instituto Agronômico do Norte do Ministério da Agricultura, em Belém, Pará. Foi lá que adquiriu o gosto pela Botânica Econômica que cultivou durante toda a vida. Transferiu-se, em 1947, para o Instituto de Química Agrícola (IQA), no Rio de Janeiro, onde consolidou sua afeição pela química dos produtos naturais. Foi nessa época, também, que começou seu interesse pelas relações entre química e sistemática botânica.

Foi bolsista da Fundação Rockefeller, na Wayne State University, em Detroit, com Carl Djerassi, que seria, daí por diante, grande impulsionador da química de produtos naturais nos seus primórdios no Brasil. A extinção do IQA deu novo rumo à vida de Walter Mors e de vários dos seus colegas. Em 1963 ingressou na UFRJ. De1966 a 1973 Mors dirigiu o então criado Centro de Tecnologia Agrícola e Alimentar.

Na Universidade, foi na Faculdade de Farmácia que se iniciou a fase acadêmica,participando da criação do Centro (hoje Núcleo) de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN).  Ao longo de sua carreira acadêmica, orientou 18 teses de Pós-graduação e participou de diversos grupos de pesquisa, tendo 93 trabalhos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Em colaboração com muitos colegas e alunos produziu uma série de trabalhos sobre produtos naturais, destacando-se a identificação do epoxigeranilgeraniol como a substância ativa do óleo dos frutos da sucupira-branca, que impede a penetração das cercárias do Schistosoma na pele do hospedeiro definitivo; do princípio hipoglicemiante da planta anti-diabética pedra-ume-caá; e numerosas pesquisas sobre flavonóides, muitos ainda inéditos.

Walter Mors foi sepultado nesta terça-feira (07), às 10 horas, no Jardim da Saudade, Sulacap.