Atividade de extensão sobre direitos humanos atrai alunos de diferentes cursos

Foto: Miguel Eichler

Maria Lídia Souza, coordenadora de
extensão do NEPP-DH fala para
platéia lotada

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ iniciou nesta segunda-feira, dia 6, o curso de extensão “Direitos humanos e o campo da educação e da cultura”. Até o dia 1º de dezembro, alunos de diferentes cursos de graduação da universidade e de outras instituições, bem como o público em geral, terão a oportunidade de discutir temas relativos às ações educativas e culturais na afirmação dos direitos humanos.

A abertura do curso, realizada no auditório do prédio anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha, teve a presença da professora Mariléa Porfírio, diretora do NEPP-DH, e da professora do Colégio de Aplicação da UFRJ Ana Lucia Mayor, vice-coordenadora de Extensão do NEPP-DH. A coordenadora de Extensão do núcleo, Maria Lídia Souza da Silveira, abriu as discussões do curso fazendo uma breve conceituação teórica sobre cultura e as experiências dos movimentos sociais.

Segundo Maria Lídia, que durante a aula utilizou referências de autores como Terry Eagleton, Antônio Gramsci e Marilena Chauí, a cultura obedece a uma série de regras criadas socialmente. A professora afirma que os sistemas políticos organizados no Estado ajudam a definir os percursos hegemônicos da cultura. No entanto, ela ressalta que, apesar das limitações impostas pela vida material, há possibilidade de intervenção social ou transgressão ao que está instituído na sociedade. Os movimentos sociais ilustram essa potencialidade dos sujeitos sociais.

Outros temas fazem parte da programação do curso, dentre eles os projetos de educação de jovens e adultos, educação pública e as experiências dos pré-vestibulares comunitários. Também serão realizados debates em torno das abordagens “Educação popular: concretude dos processos de consciência na afirmação dos direitos humanos” e “Tradição oral e ‘contação’ de histórias na interseção com os direitos humanos”.

A segunda aula acontece no próximo dia 13, quando a coordenadora de Pós-graduação do CFCH, Lilia Pougy, apresenta a palestra “A relevância do campo dos direitos humanos na atualidade”. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h30, no auditório do prédio anexo do CFCH, no campus da Praia Vermelha.