Evento de extensão exibe vídeos de saúde

O Salão de Extensão do Centro de Ciências da Saúde, que ocorre de 7 a 10 de outubro, conta com a exibição de vídeos em sua programação, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, na Cidade Universitária. Confira abaixo os programas com os filmes a serem apresentados:
Programa 1 – duração de 89 minutos
O meu nome é ninguém
Aborda a realidade da assistência perinatal em nosso país. É um material de sensibilização para treinamento de profissionais na rede de serviços de saúde.
Ano: 1988 Duração: 34 minutos

(des) Mancha Brasil
Apresenta o trabalho de campo dos alunos de graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ participantes do Projeto "Plano de Eliminação da Hanseníase em Queimados e Belford Roxo, Municípios da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro".
Ano: 1999 Duração: 21 minutos

Conselheiros da Baixada
Produtor: NUTES/UFRJ
Conselheiros de saúde da Baixada Fluminense falam sobre as lutas e impasses dos movimentos populares e sobre suas motivações na função de conselheiro.
Ano: 2005 Duração: 34 minutos

Programa 2 – duração de 89 minutos

Úlcera péptica, a última que morre
Apresenta alguns depoimentos de pacientes ulcerosos tratados e ainda com problemas. Uma consulta médica com paciente ulceroso e uma discussão médica a respeito das possibilidades de tratamento.
Ano: 1985 Duração: 19 minutos

Eu não troco este lugar por nada
Apresenta a Ilha Grande (Angra dos Reis) como um lugar cuja função vem sofrendo transformações. Fatores típicos da globalização, como o turismo, vêm produzindo novos significados tanto no ambiente material como no ambiente construído.
Ano: 1995 Duração: 23 minutos

O Lixeiro
Nesse vídeo é apresentada história natural do inseto popularmente conhecido como lixeiro (Ordem Neuróptera), com ênfase na sua função de controlador biológico de pragas agrícolas.

Vôo Unido
 O vídeo relata o surgimento do vôo entre os animais e mostra cenas inéditas de cópulas de algumas espécies de moscas em pleno vôo.

Batalhão de Limpeza
O vídeo apresenta a história natural do inseto popularmente conhecido como piolho-das-cascas (Ordem Psocóptera), com ênfase na sua interação biológica positiva para com as plantas nas quais vive e onde obtém seu alimento.

Visíveis e Invisíveis
O vídeo apresenta o comportamento de camuflagem e mimetismo das borboletas e mariposas (Ordem Lepidópiteras) e como isso favorece a sobrevivência dos mesmos diante das ameaças naturais.

Mosquitário – Uma Visão das Diferentes Fases do Aedes aegypti
Realizado no mosquitário do LabSiCel – IBqM/UFRJ, mostra de forma detalhada as diferentes fases da vida do mosquito Aedes aegipty desde a eclosão dos ovos até a sua alimentação com sangue.

Insecta
Animal nojento, monstro malvado, bichinho chato. Esses são alguns exemplos de significação dos insetos pelo imaginário popular. Este vídeo propõe uma reflexão a respeito do verdadeiro significado dos insetos e a importância desses animais para o equilíbrio ecológico.
Ano: 2006 Duração: 22 minutos

Programa 3 – duração de 97 minutos

Contratilidade miocárdica
Demonstra "in vitro" o fluxo coronariano. Medida da vazão coronariana. Contratilidade miocárdica. Distúrbio do ritmo cardíaco.
Ano: 1975 Duração: 12 minutos

Hipotireoidismo na infância
Aborda o hipotireoidismo congênito, incluindo desde os sinais clínicos decorrentes de insuficiência tiroidiana, o diagnóstico diferencial através dos exames complementares, até a terapêutica apropriada.
Ano: 1976 Duração: 22 minutos

Consulta de enfermagem
Mostra, através de um caso de tuberculose durante a gravidez, a importância da consulta de enfermagem. Enfatiza o papel social do profissional de enfermagem na melhoria da saúde da população.
 Ano: 1989 Duração: 22 minutos

Dinâmica da deglutição
Apresenta a deglutição por meio de videofluoroscopia e da esôfagomanometria, destacando-se aspectos anatômicos e fisiológicos no indivíduo normal e em um caso patológico.
Ano: 1991 Duração: 14 minutos

Vídeo bula
Aborda o tema (fabricação de injetáveis e comprimidos) com uma linguagem ágil e divertida, visitando os setores e seguindo a cronologia de fabricação.
Ano: 1994 Duração: 9 minutos

Anatomia: o desafio dos novos tempos
Pretende discutir o ensino da anatomia frente aos avanços tecnológicos de investigação científica, e do atual nível de saber morfofuncional gerado pelas diversas áreas do conhecimento, que de algum modo se utiliza da anatomia.
Ano: 1996 Duração: 18 minutos