Seminário de Planejamento reúne profissionais e estudantes da área médica

O Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, recebeu dia 28 passado, 110 participantes, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina para o “Seminário de Planejamento de 2008”. O evento, que movimentou a manhã de sábado no campus, foi organizado em torno da discussão de quatro temas básicos: “Regimento: estrutura departamental”; “Interação complexo hospitalar – Faculdade de Medicina: unidade acadêmico-funcional”; “Pós-graduação e pesquisa” e “Graduação”.

O seminário tinha como uma de suas diretrizes fundamentais o amplo envolvimento do corpo social, durante o evento, alcançou seu objetivo, segundo os participantes. Com apoio das chefias dos departamentos, membros da Congregação e do Conselho Departamental, o encontro recebeu 67 docentes, 18 estudantes, representando o Centro Acadêmico da faculdade, além de profissionais de outras áreas.

Os temas foram discutidos paralelamente nos salões Vermelho, Moniz de Aragão, Dourado e Pedro Calmon. Para auxiliar no debate, o site da Faculdade de Medicina disponibilizou o documento base de cada tema, além de textos de apoio para que os inscritos pudessem aprofundar seus conhecimentos. Para Leila Nagib, coordenadora da graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, a divisão temática foi fundamental para o sucesso do evento:

– Achei brilhante esse encontro e super importante a divisão em eixos básicos para que as pessoas pudessem participar de acordo com suas áreas de atuação. A oportunidade do diálogo da Fonoaudiologia e Fisioterapia com o curso de Medicina também foi muito democrática. Fiquei muito feliz por ter participado desse momento histórico – elogiou Leila.

A discussão sobre a proposta de mudança de regimento da Faculdade de Medicina foi coordenada por Vera Halfoun, professora titular do Departamento de Clínica Médica, também produtora do documento base. Foram analisados os fatores que influenciam a estrutura departamental de uma escola médica, contrastando as divergências entre o atual modelo, aprovado em 1974, e as novas necessidades.

A mesa com o tema “Graduação” foi coordenada por Vitória Abrantes, professora associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), e teve como elaboradores do documento base Lúcio Pereira de Souza, coordenador da graduação, e José Carlos Oliveira de Morais, professor titular do Departamento de Patologia. A reunião abriu espaço para algumas questões, tais como a qualidade da formação do graduando e o comportamento do docente em relação ao ensino.

O professor titular do Departamento de Clínica Médica, Mário Vaisman, coordenador e organizador do documento base do grupo “Pós-graduação e Pesquisa”, apontou alguns tópicos, como os mecanismos de institucionalização da pesquisa, o futuro dos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina e a renovação do corpo docente.

O eixo “Interação complexo hospitalar – Faculdade de Medicina: unidade acadêmico-funcional” coordenado por Nelson Albuquerque Souza e Silva, também professor titular do Departamento de Clínica Médica, apresentou alguns princípios e conceitos para a formação do Complexo Acadêmico-Hospitalar da UFRJ; de modo que o ensino e a pesquisa na área de saúde se desenvolvam dentro de um alto padrão de qualidade assistencial ao paciente, com aproveitamento dos recursos.

Para Henrique Murad, professor titular de Cirurgia Cardíaca da Faculdade de Medicina e chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, os eixos foram bem coordenados, garantindo a qualidade da discussão. Murad participou do grupo “Regimento: estrutura departamental”.

– O seminário foi excelente. Todos opinaram. No grupo em que participei foi feita uma discussão bastante ampla sobre a reforma no regimento com idéias bastante interessantes. Tudo foi discutido abertamente. Nota dez, com louvor – elogia o mestre.

O “Seminário de Planejamento de 2008” recebeu cerca de 80% de notas acima de oito, segundo avaliação de 89 participantes. Para Murad, o evento deve ser repetido como conseqüência do excelente trabalho realizado esse ano.

– Eu acho que uma próxima vez terá uma repercussão ainda maior. Muitos professores ainda não captaram totalmente a importância de um evento como esse. É uma iniciativa maravilhosa e acho que vai ter conseqüências muito boas – afirmou Murad, entusiasmado.