Lançamento de livro homenageia Lobo Carneiro

No último dia 2, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) localizado em São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, realizaram o lançamento do livro “MAST Colloquia Vol.5 – Os descobrimentos do Brasil pela Ciência”, organizado por Heloisa Maria Bertol Domingues, historiadora do museu.

O evento reuniu professores, que receberam exemplares da publicação e apresentou em homenagem ao professor Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro, um dos autores do livro falecido em 2001, o vídeo com a sua palestra proferida em 2000 e disponibilizada no livro.

O “MAST Colloquia Vol.5 – Os descobrimentos do Brasil pela Ciência” reúne artigos de profissionais de diversas áreas das ciências, da engenharia à antropologia, que proferiram palestras a respeito da ciência com abordagens científicas na natureza no ano de 2000, em que se comemoravam os 500 anos de descobrimento do Brasil, motivo pelo qual foi escolhido o nome do livro.

A primeira palestra reproduzida na publicação, “As histórias das ciências descobrindo o Brasil”, foi proferida pelo francês Michel Paty e procurou mostrar como o historiador foi descobrindo a ciência brasileira. De acordo com a organizadora do livro, Michel Paty teria ficado sensibilizado pela relação entre ciência e sociedade. Além desta, estão reproduzidas as palestras “Energia e recursos naturais: da água ao urânio” do professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe; “O Instituto Nacional de Tecnologia: indústria e descobertas tecnológicas” de Fernando Lobo Carneiro; “A antropologia e os índios” por Antônio Carlos de Sousa Lima, antropólogo do Museu Nacional; “A descoberta botânica do Brasil”, de Luis Emydgio de Melo Filho, botânico falecido em 2002; “A geografia e o conhecimento do território brasileiro”, proferida por Antônio Carlos Robert de Moraes, professor de geografia da Universidade de São Paulo (USP) e “Pesquisa e descoberta em ciências sociais” de Gilberto Velho, decano do departamento de antropologia do Museu Nacional.

O ciclo de palestras ocorreu durante seis anos tendo a última sido organizada em 2001, sobre Política Científica. De acordo com Heloisa Bertol, a COPPE possui uma ligação dupla com o volume lançado que se manifesta pelo artigo do professor Luiz Pinguelli Rosa e pelo espaço da Tenda Lobo Carneiro, local onde ocorreu o evento.

Para a organizadora do livro, que será distribuído em bibliotecas, universidades e aos cientistas de forma gratuita, o lançamento tem duas finalidades: “Um dos propósitos é a questão da memória científica que a gente está preservando de alguma forma com esse tipo de trabalho. Eu acredito na idéia de que preservamos reproduzindo. E a publicação é uma forma de reprodução. O CD existe como objeto de pesquisa dentro do arquivo. A palestra inserida no livro fica mais fácil de circular. E por outro lado, isso aqui é um documento da história da ciência brasileira que eu considero muito precioso. O que se tem de depoimentos desses cientistas é para a vida toda e poucas vezes iremos conseguir reunir novamente”, concluiu a historiadora.