2ª Semana de Polímeros

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ) realiza a 2ª Semana de Polímeros do dia 7 a 9 de outubro. Tal evento integra a comemoração dos 40 anos do Primeiro Grupo em Polímeros na UFRJ.

A 2ª Semana de Polímeros é voltada, principalmente, para o setor de borracha, matéria-prima essencial para a manufatura de mais de 40mil produtos da indústria do transporte, de produtos hospitalares, bélicos, entre outros.

A programação inclui quatro mini-cursos, variantes entre os temas: Borracha, Polímeros Naturais, Plásticos e Reciclagem de Polímeros, além de palestras, exposições, demonstrações e visita ao Seringal do IMA, com coleta de matéria-prima e coagulação de látex. Tal iniciativa é voltada para estudantes de nível médio e superior.

O grupo a ser homenageado era formado por nove alunos que realizavam Tese de Mestrado, em 1968, sob orientação da professora Eloisa Mano, no Instituto de Química da UFRJ. Em 1972, foi criado o Núcleo Macromolecular, no Centro de Tecnologia (CT), no qual em 1976, foram iniciadas as atividades do Instituto de Macromoléculas, redenominado, em 1994, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano.

As atividades serão realizadas no prédio do IMA, situado no CT, Cidade Universitária.