Categorias
Memória

III Fórum de Criminologia Crítica Aplicada

Nesta próxima quinta-feira, dia 25, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ sedia as discussões do “3º Fórum de Criminologia Aplicada – Estado, Política Criminal e Milícias”. Organizado por um conjunto de professores, estudantes e pesquisadores do NIAC – Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania da UFRJ, o 3º Fórum tem o objetivo de articular estratégias de enfrentamento da violência, com atenção aos movimentos sociais, políticas e projetos de atendimento aos setores vulneráveis à violação dos direitos humanos.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.pr5.ufrj.br/. A ficha de inscrição deve ser baixada, preenchida e enviada para o e-mail criminologia_forum@yahoo.com.br.

O evento conta com palestrantes de relevância para discussão do tema, como o Deputado Estadual Marcelo Freixo, Presidente da CPI das Milícias na ALERJ, além do Representante da Justiça Global, Rafael Dias, o Inspetor de Polícia, Euclides ramos, dentre outros, como pode ser verificado na programação abaixo:

13h – Inscrições

13h45 – Abertura com Laura Tavares, Pró-Reitora de Extensão, e Pedro Bicalho Coordenador do NIAC,

14h – Exibição do Episódio 2 da Série “9 mm – São Paulo”

15h – Palestra “Política Criminal e o Movimento Miliciano”, coordenada por Silvio Ricart (NIAC/UFRJ), ministrada por Leandro Saraiva, que foi co-roteirista da Série “9 mm – São Paulo”; Euclides Ramos, Inspetor de Polícia e Miriam Guindani, da Escola de Serviço Social –  NIAC/ UFRJ.

18h30 – Palestra “Formas de Enfrentamento da Violência Institucional e do Crime Organizado”, coordenada por Pedro Bicalho, do Instituto de Psicologia – NIAC/ UFRJ, ministrada por Marcelo Freixo, Deputado Estadual e Presidente da CPI das Milícias na ALERJ; Marcelo Badaró, Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF e Rafael Dias, Representante da Justiça Global.

Os debates acontecem no Salão Moniz Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado na Avenida Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha.