Seminário “O papel das revistas de divulgação científica”

O Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, responsável pela edição da revista Em Formação (www.emformacao.bioqmed.ufrj.br), convida a todos para o seminário "O papel das revistas de divulgação científica entre os profissionais da Educação".  O evento acontece a partir desta quinta-feira, dia 2 de outubro, às 14h, no Auditório Leopoldo de Meis, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Confira a programação:

02 de outubro (quinta-feira), das 14h às 17h:

Local: Auditório Leopoldo de Meis – Praça de Alimentação do CCS

Mesa: Professores da Educação Básica como público alvo da divulgação científica

Convidados/Editores:

Denise Lannes (coordenadora) – Professora do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ) – Editora da revista Em Formação

Roberto Lent – Professor do Departamento de Anatomia (UFRJ) – Membro da Diretoria do Instituto Ciência Hoje (revista Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, Ciência Hoje On-line e os livros da série Ciência Hoje na Escola)

Bianca Encarnação – Jornalista especializada em divulgação científica – Editora Executiva da Revista Ciência Hoje das Crianças.

Coffe break

Luiz Barco – Professor da Escola de Comunicações e Artes (USP), Assessor da secretaria de Educação da Prefeitura de Jacareí, membro da Academia Paulista de Educação e da Associação de Humanidades da Europa – Consultor Científico da Superinteressante

Luciano Gonzaga – Professor da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. Professor-leitor da Revista Em Formação

03 de outubro (sexta-feira) das 14h às 17h

Local: Auditório da Biblioteca Central – CCS

Mesa: "Em Formação" – avaliação e perspectivas da divulgação científica realizada como atividade acadêmica

Convidados/Autores:

Nélio Bizzo (coordenador) – Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP – Doutor em Didática e livre-docente em Metodologia do Ensino da Ciência. Na revista Em Formação: Autor do texto de atualização "Avaliação Somativa e Formativa numa Perspectiva Metacognitiva (por Nélio Bizzo e Marcelo Jordão)

Cláudia Jurberg – jornalista do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ. Na revista Em Formação: Autora do artigo "O poder das escolhas – O que é publicado na mídia sobre câncer, o que sabem os jornalistas e o impacto no conhecimento da sociedade"

Coffe break

Rochele Loguercio – Professora adjunto da UFRGS. Doutora em Ciências Biológicas pelo Departamento de Bioquímica da UFRGS. Na revista Em Formação: Autora do texto de atualização "Discursividades sobre o ser professor e a importância de conhecê-las".

Regina Lúcia Faig Torres Pinto da Rocha – Professora de projetos de Informática Educativa e Orientadora Educacional do Colégio Pedro II – Unidade Engenho Novo e do Colégio Santa Teresa de Jesus. Convidada a publicar na seção ‘Deu certo’.

Adelaide Amorim – Filósofa, escritora – mestre em Literatura Brasileira – e Psicanalista Clínica. Exerceu as funções de coordenadora editorial na Editora da Fundação Getúlio Vargas e do IBRE – Instituto Brasileiro de Economia. Autora da seção "É Clássico".