UFRJ faz festa em Paraty

De 24 a 26 de setembro, Paraty estará em clima de festa. Nesses dias, a população local poderá participar das quase 30 oficinas e atividades culturais organizadas por 190 alunos de graduação e pós da UFRJ, orientados por 30 professores da instituição. As oficinas fazem parte da programação da Festa do Mar, evento realizado pelo Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, em parceria com a prefeitura local. Durante a festa, serão oferecidos também cursos para professores da rede pública de ensino e palestras. As atividades vão do esporte à literatura, da biologia às artes, das técnicas de construção de embarcações às de animação e vídeo, da prevenção de DSTs às aulas práticas de navegação à vela.

A realização da Festa do Mar tem o objetivo de fortalecer os laços criados entre a universidade e a comunidade de Paraty que, neste ano, celebraram o acordo formal para a presença permanente da instituição na cidade – que teve como principal desdobramento a doação de três terrenos da prefeitura local para a UFRJ, dois deles construídos.

O espaço físico disponível viabiliza a implantação do primeiro projeto permanente na cidade, eleito como prioritário em reunião com grupos locais: a criação do colégio politécnico, administrado em consórcio por prefeitura e UFRJ, que terá também a função de centro irradiador de uma série de outras intervenções na cidade, seguindo a lógica do ensino-pesquisa-extensão, como seminários, cursos de capacitação e eventos.

O contato com regiões costeiras vem sendo estrategicamente iniciado, desde a criação do Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, por meio do Festival UFRJ Mar – que em Paraty foi batizado de Festa do Mar. O objetivo do núcleo é ampliar a área de influência da universidade e fortalecer o contato com governo e população locais do litoral fluminense para que desta união entre universidade, poder público e sociedade sejam criadas políticas públicas e alternativas de desenvolvimento em municípios onde a presença da UFRJ, e mesmo outras instituições públicas de ensino superior, é ainda incipiente.