Categorias
Memória

Livro discute a questão das águas urbanas

Ontem, dia 24 de setembro, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ (PROARQ) lançou o livro “Águas Urbanas: uma contribuição para a regeneração ambiental como campo disciplinar”, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A cerimônia contou com a realização de um seminário, que reuniu representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola de Belas-Artes (EBA), ambas da UFRJ, e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

Segundo Mônica Bahia Schlee, doutoranda pelo PROARQ/UFRJ e uma das organizadoras do livro juntamente com Vera Regina Tângari, Rubens de Andrade e Maria Ângela Dias, a obra é fruto de um seminário realizado em dezembro de 2005, cujo foco foi a regeneração ambiental de cidades, sobretudo as águas urbanas. “O livro reúne grande parte das palestras desse seminário”, disse Mônica.

– A idéia do livro é enfocar a regeneração dos elementos naturais e a importância da participação da comunidade nessa questão – afirma a organizadora, que ressalta: “é importante trazer essa discussão para um nível mais amplo, que reúna diversos níveis disciplinares”.

A publicação visa atingir um público amplo, uma vez que trata de assuntos do cotidiano: a relação entre ambientes naturais e a interferência urbana, como acontece em cidades próximas à orlas, baías e rios. “É necessário levar essa discussão à população porque nossos sistemas aquáticos dentro das áreas urbanas sofrem uma pressão muito grande, sejam eles encostas ou em áreas mais frágeis, como baixadas”, explica Mônica, destacando também o importante papel da preservação: “as pessoas devem refletir sobre o assunto, entendendo a importância de não degradar os ecossistemas que ainda restam e, de alguma maneira, tentar recuperar os que sofreram algum dano".