">A Casa da Ciência da UFRJ apresenta ao público, de 25 de setembro a 24 de outubro, a réplica do maior dinossauro brasileiro já encontrado, o Uberabatitan riberoi, o último conhecido do período Cretáceo com aproximadamente 65 milhões de anos e 12 metros de altura.

Casa da Ciência apresenta o maior dinossauro brasileiro

O dinossauro foi batizado em homenagem à cidade onde foi encontrado, Uberaba, Minas Gerais, e leva também o nome do pesquisador que o descobriu, o paleontólogo e geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro. Acredita-se que parte dos ossos encontrados na escavação, iniciada em 2004 durante obras na rodovia BR-050 que liga Brasília (DF) a Santos (SP), pertenceu a um indivíduo jovem que na fase adulta atingiria 20 m de altura e pesaria 16 toneladas.

No total, as escavações realizadas a partir de uma parceria do Departamento de Geologia da UFRJ com o Museu de Dinossauros de Uberaba e a Argentina Universidad Nacional del Comahue, revelaram 198 ossos de três seres diferentes, sendo que apenas 37 eram da nova espécie em questão. Estes 37 ossos originais foram usados de molde para a criação da réplica cujo trabalho de escultura, que durou dois anos, foi liderado pelo artista paleontológico Cao Scarpin.

Ao lado da escultura do Uberabatitan riberoi está uma réplica de um dinossauro carnívoro e bípede também encontrado em Uberaba, do gênero Abelissaurus. Um dos maiores predadores da América do Sul, media cerca de 3 metros de altura, 7 m de comprimento e pesava entre 1,5 e 2,5 toneladas.

Para conhecer a espécie em questão, a Casa da Ciência mantém visitas guiadas para grupos e escolas que devem ser marcadas com antecedência pelo número 2542 7494.  A Casa da Ciência se localiza na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo e a exposição gratuita  está aberta ao público das 9h às 20h, de terça a sexta, e das 10h às 20h, aos sábados e domingos.