Tem início o II Simpósio de Oncobiologia

O câncer é uma das doenças mais traiçoeiras e devastadoras que existe. Só em 2007 morreram cerca de 7,6 milhões de pessoas no mundo em conseqüência da doença, de acordo com um estudo publicado pela American Cancer Society (ACS). O "II Simpósio de Oncobiologia", iniciado terça-feira (23/9) no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), tem por objetivo apresentar diversas pesquisas na área da Oncologia.

Além das palestras e das conferências programadas, estarão expostos durante o evento cartazes apresentando descobertas relevantes para o estudo do câncer. Ao final do evento, será eleito o melhor cartaz, e seus autores receberão um prêmio.

Compuseram a mesa de abertura do evento Débora Foguel, Eduardo Moura Neto e Vivian Rumjanek, professores e pesquisadores da UFRJ; Marcos Moraes, presidente da Academia Brasileira de Medicina e Ricardo Brentani, professor da Universidade de São Paulo e presidente da Diretoria Executiva do Hospital do Câncer Antônio Cândido de Camargo (HCACC).

Foram proferidas palavras de agradecimento aos organizadores do evento e de incentivo à pesquisa. Rumjanek, particularmente, ocupou a maior parte de seu discurso louvando e apontando as conquistas do Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia do Câncer da Universidade.

Em seguida, foi passada a palavra a Brentani. O cientista contou sua trajetória acadêmica, desde a escolha da profissão até as pesquisas mais recentes. A finalidade, segundo ele, era incentivar os estudantes presentes no Auditório a seguir carreira na pesquisa sobre o câncer. Após um breve coffee – break, foi dada continuidade à palestra. Na segunda parte, intitulada "Pesquisa em hospital oncológico – Os últimos 20 anos", o professor passou a focar o HCACC, comentando brevemente algumas estatísticas da instituição, a atual situação financeira e, posteriormente, a parte mais técnica da pesquisa e do ensino desenvolvidos lá, que incluiu slides de cortes de tecidos cancerosos do banco de tumores do Hospital.

O Simpósio acontece até quarta-feira (24/9). O endereço do Auditório Horta Barbosa é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, bloco A, Ilha da Cidade Universitária.