Categorias
Memória

Curso de Design, inovação social e desenvolvimento sustentável na UFRJ

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) recebe, na próxima semana, Ézio Manzini, arquiteto italiano e professor de desenho industrial do Politécnico de Milão para ministrar a segunda etapa do curso “Design, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”. As aulas são direcionadas a alunos de arquitetura e urbanismo, desenho industrial, engenharia de produção, entre outros, e serão oferecidas entre os dias 22 e 24 de setembro, no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), sala 122, localizada na Av. Athos da Silveira Ramos 149, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Ézio Manzini é especialista em design sustentável e defende alternativas para redução do consumo a partir de um novo cenário em que se valoriza o resultado promovido pelos produtos e não os produtos em si, e que teria como solução a partilha de bens entre as pessoas.

No primeiro módulo, o arquiteto abordou reflexões do design, inovação social e desenvolvimento sustentável sob uma perspectiva discursiva. O objetivo deste segundo módulo é confrontar os conceitos já existentes com o contexto brasileiro e estabelecer uma comunicação entre pesquisadores, convidados e o professor a respeito do que pode ser trabalhado e inovado.

O curso é formado por 5 atividades principais: palestra de abertura, a ser realizada no dia 22, às 14h; e mesa-redonda, seminários, workshops, além do lançamento do livro “Design para a Inovação Social e Sustentabilidade. Comunidades criativas, produção colaborativa e novas redes projetuais na transição para uma sociedade do conhecimento e da sustentabilidadeque será realizado no dia 23, às 19h, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, localizado na Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível aqui até o dia 19 de setembro. Após ser devidamente preenchida, a ficha deve ser encaminhada ao correio eletrônico rmattos@pep.ufrj.br ou entregue na secretaria do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, localizada no Bloco F do Centro de Tecnologia, sala 103.