">Dois veleiros fabricados pela Holos, uma das empresas incubadas pelo Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), estão sendo expostos no Hall de entrada do Centro de Tecnologia.

Aulas gratuitas de vela no Fundão

O objetivo da exposição é chamar a atenção de estudantes e funcionários para a regata — organizada pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) — a ser realizada, no dia 18 de outubro, como encerramento do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Naval (ENAV 2008) que ocorre entre os dias 13 e 18 de outubro, paralelamente ao 22º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore.

De acordo com Fabrício Feijó, bolsista do Pólo Náutico, o objetivo da exposição é também o de divulgar as aulas de vela que estão sendo oferecidas pelo Grêmio Náutico. “Antes, era uma disciplina eletiva apenas para o curso de engenharia naval, mas agora resolvemos disponibilizá-la como eletiva para os alunos de quaisquer cursos e funcionários”, informou.

As aulas, que estão sendo oferecidas desde o início do semestre, além do aprendizado de velejar, orientam sobre o reparo dos barcos, de forma a incentivar os alunos a conservar o patrimônio da Universidade, entre outras atividades. Após um período de tempo, os velejadores têm a oportunidade de participar de velejadas em barcos maiores. As aulas são ministradas por cinco estagiários de engenharia naval, sob responsabilidade do professor Fernando Amorim, às segundas, sextas e sábados, das 13h às 17h (não é necessário comparecer os três dias).

Segundo informou Fabrício Feijó, apesar das aulas já terem começado, é possível se inscrever a qualquer momento, pois elas costumam ser personalizadas. Os interessados devem se apresentar no Hangar, localizado na Ilha do Catalão, próximo ao alojamento da UFRJ. Mais informações podem ser obtidas através do correio eletrônico gremionautico@oceanica.ufrj.br.