Vencedores do II Concurso Jovem Destaque se apresentam na Série Música no Fórum

A série Música no Fórum recebe, na próxima segunda, 22 de setembro, o II Concurso Jovem Destaque com a apresentação de dois dos dez pianistas vencedores, Gian Matheus e Rebecca Castro. Os músicos vão interpretar composições de Rachmaninov, Villa-Lobos, Liszt, e Chopin. A série Música no Fórum acontece sempre às segundas-feiras, a partir das 19 horas, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca.

Gian Matheus, que estuda música desde os sete anos de idade, já participou do XI Rio International Cello Encounter (RJ) e dos I e II Encontro Internacional de Pianistas (SP). Pela segunda vez, ele é um dos ganhadores do Concurso Jovem Destaque da Série Música no Fórum (RJ), além de já ter obtido prêmios em vários concursos nacionais de piano e música de câmera, destacando-se dentre eles: XIV Concurso de Piano “Arnaldo Estrella” (MG), VX Concurso de piano Souza Lima (SP), XVII e XX Concurso de piano Art-Livre (SP).

Rebecca Castro iniciou os estudos musicais aos 11 anos. Em 2007, participou do Festival Internacional de Campos do Jordão e foi aprovada para participar do SUMMIT Music Festival 2008, em Nova Iorque. Ganhou o primeiro lugar do XXVI Concurso Latino Americano Rosa Mística e o segundo lugar do 20º Concurso de Piano ArtLivre – Prova Estímulo. Atualmente, cursa bacharelado em piano na Escola de Música da UFRJ.

A participação na Temporada 2008 da Série Música no Fórum é o prêmio concedido aos ganhadores do Concurso Jovem Destaque, que prestigia pianistas brasileiros com até 25 anos de idade. Ao todo, foram dez ganhadores. A próxima apresentação será no dia 6 de outubro, com Adão Oliveira e Gabriel Casara.

Música no Fórum é um evento produzido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ há mais de dez anos, sempre com um público cativo. A proposta é divulgar a música erudita e popular, de qualidade, bem como formar público. O curador da série é o professor da Escola de Música da UFRJ, Luiz Senise.