Categorias
Memória

O papel social do comunicador

O curso de extensão Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Escola de Comunicação (JPPS/NETCCON/ECO) da UFRJ, realizou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, o sexto encontro da disciplina, com a palestra “A Violência Estrutural e a Força Política da Não-Violência e da Responsabilidade dos Comunicadores”, proferida por Evandro Ouriques, professor da ECO e coordenador do curso.

Em sua fala, o professor levanta questões sobre a responsabilidade do comunicador como motivador social para uma política de não-violência, a partir da prática de ações sociais integradas e de uma discussão sobre o papel do jornalista na sociedade. Para Evandro, o problema da sociedade é “a idéia de que produzimos tudo”, isto é, que apenas a cultura forma o indivíduo. “A cultura é a ruptura do contínuo processo ambiental”, afirma o coordenador, relembrando que, desde a Grécia Antiga, há uma busca histórica de desvincular a dita cultura humana da história natural.

Para Evandro, essa postura implicou, ao longo do tempo, numa crise ambiental que desconsidera a existência de uma lógica própria da natureza e exige uma série de mudanças de atitude e adequação científica. “A natureza não é morta, mas viva”, reforça o professor, completando: “é preciso destituir da sociedade a idéia da natureza como recurso”. Segundo Ouriques, esse pensamento de exploração dos recursos ambientais pode ser contestado por Humberto Maturana, biólogo chileno, autor da teoria de que “a vida se constitui não na base da competição, mas do amor”, citou Evandro.

Esse pensamento de Maturana, de que o amor rege a sobrevivência, resgata a necessidade de pensar uma cooperação em favor de redes sociais, nas quais exista um verdadeiro movimento pela não-violência. Nesse contexto, Evandro Ouriques define violência como “a afirmação de um sujeito na supressão do outro”. O papel do comunicador seria, portanto, entender que essa atitude não deve ser aceita – “o que constitui na sua responsabilidade social, como agente transformador da sociedade”, conclui o palestrante.

As palestras do programa JPPS/NETCCON acontecem toda segunda-feira, às 11 horas, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO, que fica à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha. Confira a programação das próximas semanas: dia 22 – Mídia, Segurança e Direitos Humanos: para Superar a Política do Medo, com Giancarlo Summa (ONU-UNIC-Rio); dia 29 – A Responsabilidade Social da Publicidade, com Nádia Rebouças (Rebouças & Associados).