Mostra de Dança usa as cores como tema

Desde a Antiguidade, seja como manifestação artística ou diversão, a dança obteve papel de destaque em diversas culturas, imbuída muitas vezes de significados particulares. Esta semana, o Centro de Tecnologia da UFRJ recebe a 26ª mostra de dança organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que escolheu, como tema para este ano, “cores”. A abertura ocorreu no dia 15 de setembro e lotou o auditório Horta Barbosa, localizado na Unidade.

O evento tem como objetivo a apresentação do trabalho realizado pelos professores das Escolas municipais. A apresentação reuniu alunos oriundos da Ilha do Governador ao Jardim América e das 134 escolas abrangidas, 52 se inscreveram para a mostra de dança, entre elas a Escola Rodrigo Otávio Filho, Ministro Afrânio Costa, Clotilde Guimarães, Carvalho Mourão e Tenente Pedro de Lima Mendes.

O responsável pela abertura foi a companhia Ballet Brasil da Ilha de Bom Jesus, uma unidade filantrópica formada por jovens das comunidades da Vila dos Pinheiros e Vila do João que oferece aulas gratuitas a moradores do Complexo da Maré, da Vila Residencial da UFRJ e a estudantes da Escola Municipal Tenente Antônio. A companhia apresentou números de sapateado e ballet clássico, com as coreografias “O Continental” e “Boneca de Coppélia”, respectivamente.

A mostra de dança é dividida em categorias por faixa etária, tendo o primeiro dia sido reservado para a apresentação de alunos da educação infantil até o período intermediário. Embora não houvesse obrigatoriedade de levar o tema adiante, a maior parte das escolas procurou explorar as mensagens e os significados das cores, o que possibilitou a realização, em diversos momentos, de viagens no tempo. A primeira a se apresentar foi a Escola Municipal Carvalho Mourão, com a coreografia “Arco-íris da paz”, desenvolvida pelas professoras Aline Bastos e Adriana Nascimento. Em homenagem aos 100 anos de Imigração Japonesa, a Escola Rodrigo Otávio apresentou “Terra do sol nascente”, coreografada pela professora Cristiane Brandão, que procurou valorizar os costumes e o vestuário nipônicos. As demais apresentações abordaram brincadeiras infantis, aspectos sócio-culturais como o preconceito, equilíbrio e harmonia através do resgate ao respeito, amor e amizade, entre outros.

As melhores apresentações da etapa regional serão escolhidas para participarem da mostra geral a ser realizada no auditório Odylo Costa Filho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 24 e 26 de setembro.