Categorias
Memória

Jornalismo de Políticas Públicas Sociais

Na manhã desta segunda feira (15/09), o professor Evandro Vieira Ouriques realiza às 11 horas uma palestra para o curso “Jornalismo de Políticas Públicas Sociais”, que ele mesmo coordena, no auditório do Centro de Produção Multimídia (CPM), que fica no Campus da Praia Vermelha.

Nessa aula, o professor enfatiza a responsabilidade dos atores sociais no cenário de violência em que se vive e, para isso, de acordo com Evandro Ouriques, pensar o papel do jornalista é um eixo fundamental. Além disso, ele destacará a importância de se ter o conceito de não-violência como mote para a discussão sobre a conjuntura em que vivemos.
 
Os meios de comunicação, com a abordagem atual, contribuem para reproduzir a violência estrutural de nossa sociedade, segundo o professor. É preciso discutir então sobre a necessidade da construção de um jornalista-cidadão, que assuma seu papel como agente transformador da sociedade.
 
Daí a importância do conceito de não-violência e de entendê-lo como potência para a construção de políticas públicas.  Da mesma forma, é preciso construir um pensamento onde se tenha a dimensão de que a não-violência é o espírito público. Uma atitude não-violenta é a demonstração de respeito a si mesmo e aos outros, como considera o Prof. Evandro Vieira Ouriques, que também é coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON).
 
Para conhecer mais sobre a disciplina, acesse aqui.