Paulo Ramos debate propostas para Prefeitura do Rio no Fórum

O candidato do PDT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Paulo Ramos, apresentou nesta segunda (8), no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, as propostas que pretende executar durante o seu governo caso vença as eleições municipais. A série de encontros com os candidatos a prefeito é uma iniciativa do Fórum de Ciência e Cultura e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).

Ramos afirmou que, na área da educação, pretende implantar unidades de ensino que mantenham o aluno na escola em tempo integral. O objetivo, segundo ele, é aliar a educação a práticas esportivas e culturais. O candidato ressaltou também o importante papel que poderão desempenhar as universidades na formulação de políticas públicas. “A universidade está inserida nesse processo, através do ensino e da pesquisa. O prefeito que não reconhece que essa inteligência deva ser aproveitada não vai chegar a lugar nenhum” afirmou.

Em seu programa de governo consta a participação das universidades em projetos de mapeamento das populações em situação de risco e desenvolvimento de programas voltados para geração de emprego e renda. Ele acrescentou que, além do compromisso com a cidade, pretende inserir o Rio de Janeiro no debate nacional. “É preciso cuidar da cidade, mas também queremos enfrentar o modelo atual, participando do debate e exigindo um projeto nacional”, disse Ramos.

Saúde

Na área da saúde, o candidato defende a descentralização dos serviços para ampliar o atendimento médico nas áreas mais afastadas do Centro da cidade. “O município é o gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso fazer um planejamento comum de modo a somar os esforços e racionalizar o emprego dos recursos. O morador que ter o posto de saúde mais próximo possível da sua residência. Há recursos para isso”, afirmou.

Outro ponto debatido foi o precário serviço de transporte oferecido aos cariocas. De acordo com Ramos, caso seja eleito, será revitalizado o transporte aquaviário na Baía de Guanabara. Ele também defende a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como alternativa para os moradores que residem nos bairros mais distantes. Ele citou, como exemplo, a ligação entre a Praça Mauá, no Centro, e Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

O debate foi mediado pelo presidente da FUJB, Raymundo de Oliveira. O candidato do PDT, deputado estadual nas três últimas legislaturas e presidente da Comissão de Trabalho na Assembléia Legislativa, foi o segundo a participar da série de encontros no campus da Praia Vermelha. No próximo dia 11, às 12h, será a vez a vez de Chico Alencar, do PSOL. Também estão confirmadas as presenças de Alessandro Molom (PT) e Eduardo Paes (PMDB), respectivamente nos dias 15 e 24 desse mês. Todos os encontros acontecerão no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Avenida Pasteur, 250/2° andar, Praia Vermelha.