Começa a semana de Ciência da Literatura

Começou nesta segunda-feira (01/09) a “Semana de Ciência da Literatura”, organizada pelo Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras (FL/UFRJ) e realizada nas dependências da unidade. O evento se estende até sexta-feira (05/09).

O tema escolhido pela comissão organizadora foi “Caminhos investigativos, perspectivas plurais”. Segundo o diretor da Faculdade, Ronaldo Lima Lins, um dos objetivos é avaliar o que a FL produziu em termos de pesquisa e também integrar alunos de graduação e pós-graduação, tradicionalmente afastados.

Para tanto, a programação foi organizada de modo que as manhãs serão ocupadas por conferências e mesas-redondas, sempre no auditório G1. Serão discutidos temas como “A tradição crítica brasileira e a obra de Machado de Assis”, “Permanência e atualidade da poética”, “Perspectivas da literatura comparada hoje”, entre outros. As tardes, por sua vez, abrigam seminários da pós-graduação, a serem realizados no auditório E3. Há ainda uma exposição em cartaz até o dia 5 deste mês na Sala João do Rio.

Na conferência proferida hoje, “A construção e a destruição do conhecimento”, Lima Lins, apresentou exemplos históricos para ilustrar seus argumentos. As guerras mundiais, por exemplo, serviram para reforçar a idéia de que o homem é perfeitamente capaz de superar catástrofes. Além desses conflitos, Lins também discursou longamente sobre Sartre, cujas citações receberam grande destaque ao longo da exposição.

Perto de sua conclusão, o professor disse que há um processo de destruição dos costumes e dos relacionamentos humanos em curso. Isto, para ele, tem a ver com “a industrialização e com a aceleração dos imperativos do comércio”, isto é, com o estilo de vida do homem modernono consumo e nas relações utilitárias e descartáveis.

Sugeriu, ainda, que aquilo que o homem tem inventado se torna, eventualmente, natureza. Assim, o sentimento de nostalgia ante às mudanças na paisagem de uma cidade, por exemplo, não se justifica pela derrubada de árvores, mas também pela destruição de prédios antigos. Em suma, passamos a considerar natural aquilo que não o é.

Para mais informações sobre a Semana, acesse www.letras.ufrj.br.