Categorias
Memória

Cine CT

O Cine Clube acontecerá às quintas-feiras, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), às 12 h. As sessões serão promovidas pelo curso de idiomas BOB, localizado no Bloco D do CT.

Neste mês, serão exibidos os seguintes filmes: Diamante de Sangue, dia 4; Fahrenheit 11/09, dia 11; Piaf: Um Hino ao Amor, dia 18; e O que você Faria, 25.

O CT fica situado no campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Sinopses:

Diamante de Sangue – Dirigido por Edward Zwick. Indicado a diversos prêmios. Oscar de melhor ator coadjuvante para Dijmon Hounsoun. Num cenário da guerra civil da Serra Leoa, o filme conta a história do encontro entre o mercenário Danny Archer (Leonardo DiCaprio), que contrabandeia os diamantes de sangue (usados para financiar a compra de armas para a guerra);  Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador que é separado da família em um dos ataques do grupo rebelde (Frente Revolucionário Unido) e vai para uma mina de diamantes, onde encontra um raro e grande diamante rosa; e a jornalista idealista Maddy Bowen (Jennifer Connelly) , que investiga sobre os diamantes de sangue e seu comércio ilegal. Tudo isso envolto numa aventura perigosa da caça ao diamante com cenas reais sobre a guerra, mostrando as decapitações de membros dos civis pelos rebeldes, as barbaridades a que são sujeitas as crianças-soldados e o descaso do resto do mundo ante tais atrocidades.

Fahrenheit 11/09– Documentário de 2004, escrito, estrelado e dirigido pelo cineasta estadunidense Michael Moore. Fala sobre as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, fazendo referência à posterior invasão do Iraque liderada por esse país e pela Grã-Bretanha. Além disso, tenta decifrar os reais alcances dos vínculos que existiriam entre a família do presidente George W. Bush e a de Osama bin Laden.

Piaf: Um Hino ao Amor – Filme francês de 2007, que retrata a vida da cantora Édith Piaf, desde sua infância até seu leito de morte. Foi dirigido por Olivier Dahan e traz Marion Cotillard no papel principal. Recebeu inúmeros prêmios e indicações mundo afora, incluindo o Oscar de melhor atriz principal e de melhor maquiagem.

Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após vários anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de La môme Piaf (pequeno passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem freqüentados. Sua voz conquistou Paris e rapidamente Édith Piaf passou a ser reconhecida por toda a Europa, região assolada por um período de guerras.

O que Você Faria? – Dirigido por Marcelo Piñeyro (Plata Quemada) e com Natalia Verbeke e Eduardo Noriega no elenco. Sete executivos disputam uma única vaga em uma empresa. Eles chegam para o teste de seleção no dia em que Madri esta movimentada devido a marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que realiza sua reunião no mesmo prédio em que estão. Logo os candidatos são informados de que serão submetidos a uma seleção diferente, chamada de Método Grönhom. Nele o grupo é deixado a sós em uma sala, sendo promovidos vários testes via computador que têm por objetivo analisar a interação entre eles. De início todos acreditam ter total controle sobre seu comportamento e emoções, mas os jogos os colocam em situações-limite que, aliadas ao fato de se saberem  observados, acabam levando-os a um nível de tensão insuportável.