A comunidade acadêmica começará os debates sobre a primeira versão do Plano Diretor UFRJ 2020.  A definição surgiu durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário, nesta segunda-feira (1/9).">A comunidade acadêmica começará os debates sobre a primeira versão do Plano Diretor UFRJ 2020.  A definição surgiu durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário, nesta segunda-feira (1/9).">

Consuni aprova diretrizes do Plano Diretor

A partir de março de 2009, a comunidade acadêmica começará os debates sobre a primeira versão do Plano Diretor UFRJ 2020.  A definição surgiu durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário, nesta segunda-feira (1/9), que aprovou as diretrizes gerais do PD.  O Consuni estabeleceu, ainda, que o Comitê Técnico do PD apresentará uma prévia do documento, no dia 20 de novembro, para ser discutido pelos conselhos de centros. Depois o projeto será encaminhado à apreciação na última plenária de 2008 do Consuni (11 de dezembro).

"Vamos aproveitar estes seis meses. Este novo tempo permitirá que possamos ouvir ainda mais a comunidade para ampliar a construção democrática de nosso Plano Diretor", destacou o reitor Aloisio Teixeira, ressaltando que as ações para atender a maior demanda de alunos no próximo ano será a reforma dos espaços e das instalações já existentes.

Na UFRJ, ainda vigora o PD de 1972 do período da ditadura militar e criado para atender as exigências da reforma universitária promovida no final dos anos sessenta. As diretrizes aprovadas pelo Consuni garantem a "inalienabilidade do patrimônio da UFRJ". O documento de hoje ainda assegura um amplo processo de discussão acerca da transferência ou não das unidades isoladas e da Praia Vermelha para a Ilha da Cidade Universitária.

Assista aqui à matéria da WebTV sobre as diretrizes do Plano Diretor.