Alunos e professores da UFRJ agora têm acesso facilitado a bolsas de mestrado na Comunidade Européia. ">Alunos e professores da UFRJ agora têm acesso facilitado a bolsas de mestrado na Comunidade Européia. ">

Bolsas para Universidades da Comunidade Européia

Alunos e professores da UFRJ agora têm acesso facilitado a bolsas de mestrado na Comunidade Européia. Nesta segunda (1/9) o Setor de Convênio e Relações Internacionais (SCRI), juntamente com representantes de várias unidades da UFRJ, receberam a visita de Roberta Gregoli, da Associação dos Alunos e Ex-Alunos da Erasmus Mundus (EMA), que apresentou as formas de inserção na centena de programas oferecidos em mais de 200 universidades da União Européia.

Os programas ou consórcios – formados por três ou mais universidades européias – abrangem carreiras de todas as áreas de formação, em todos os 27 países do bloco europeu, oferecendo aos alunos uma bolsa de € 21 mil por ano. A duração dos cursos varia entre um ou dois anos. No caso dos professores visitantes, a bolsa é de € 13 mil em parcelas mensais de até três meses, além de € 1mil de ajuda de viagem. Podem se inscrever nos programas graduados não-europeus, com algum nível de inglês (variado a cada programa) e que não tenha residido na Europa por mais de 12 meses, nos últimos cinco anos.

Segundo Roberta, aluna do programa Crossways in Humanities, das universidades de Sheffield, Perpignan e Lisboa, cada programa tem uma lista de pré-requisitos específica, mas a excelência acadêmica, o conhecimento em idiomas e uma carta de motivação bem redigida fazem a diferença no momento da seleção. "Além dos aspectos emocionais, é importante enfatizar objetivamente os aspectos a serem estudados em cada programa, demonstrando assim, que o candidato faz jus àquela vaga", explica.

O Erasmus Mundus foi fundado em 2001 com o objetivo de levar de volta à Europa alunos e professores que, nas últimas décadas, optaram por estudar nas universidades norte-americanas. Em 2001, a UE começou a convocar os consórcios e programas. Em 2004, as bolsas foram abertas e
11 alunos brasileiros foram contemplados. Já em 2008, 112 brasileiros receberam os benefícios.

No endereço
http://ec.europa.eu/education/external-relation-programmes/doc72_en.htm os interessados podem ter acesso às listas de cursos e aos links dos programas específicos. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail do Setor de Convênio de Relações Internacionais scri@reitoria.ufrj.br ou pela página do Erasmus Mundus no Brasil no Orkut (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=65743953).