Humor de “Os Fulanos” lota auditório na UFRJ

O teatro Roxinho, do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, lotou para receber uma novidade entre as atrações que já passaram por lá: a dupla de humor “Os Fulanos” – formada pelos gaúchos Décio Ferret, de Pelotas, e Pul Barreto, de Dom Pedrito. Eles arrancaram gargalhadas da platéia atenta e curiosa, acomodada nas poltronas e em cada canto disponível do auditório, onde se podia rir à vontade.

Com início às 12h30 e duração de 50 minutos, o show desta terça-feira (26/8), foi uma festa com direito a confete e serpentina, resultado da mistura entre o talento de Dedé e Pul, e a boa receptividade da comunidade acadêmica. Tal evento fez parte da programação comemorativa de dois anos do Centro Cultural, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCMN/UFRJ) – ilha da Cidade Universitária (Campus do Fundão).

Ao longo do espetáculo, os comediantes fizeram desde as consagradas piadas de loiras até as ditas mais “pesadas”, além de uma cômica análise de mensagens subliminares em canções infantis, passando também por críticas políticas. Dedé fez imitações precisas de Agnaldo Timóteo, Lula, Gil Gomes, Silvio Santos e Cid Moreira, enquanto Pul encarnou o “David Sem Perfil”, um mágico que revelou seus truques mais “fantásticos” sob a narração tipicamente entoada por Cid.

Um dos destaques da apresentação foi o momento em que a dupla interagiu diretamente com o público. “Todo mundo que estava rindo da gente, quando eu estava lá em cima, agora parou de rir. Todo mundo está sério, desviando o olhar…”, brincou Dedé, quando desceu do palco em busca de “vítimas” para o próximo número de humor.

Não demorou muito para selecionar algumas pessoas e se dirigir a elas a fim de fazer-lhes perguntas. Mas, quando estas ameaçavam responder, era Pul, do alto do palco, que as dava vida com as mais diversas vozes. Naquele momento, os escolhidos da platéia viraram personagens dublados, para divertimento geral dos presentes.

Experiência nova para a UFRJ

Para Keila Chimite, produtora cultural responsável pela organização de eventos no Centro Cultural, receber “Os Fulanos” significou trazer uma experiência diferente para o espaço do CCMN: o humor. Também foi a primeira vez da dupla com um público formado quase que em sua totalidade por estudantes universitários.

Em entrevista, “Os Fulanos” afirmaram que estavam apreensivos com o show, mas ficaram surpresos com a receptividade dos jovens. Na platéia, houve quem demonstrasse conhecer o CD de piadas dos humoristas, pedindo que eles contassem suas favoritas.

– Avisaram para a gente que poderia ter um entra e sai de alunos no show, pois era o horário de intervalo de aula, mas ninguém saiu. Eles ficaram constantes, o que foi uma surpresa muito boa – disse Dedé, que continuou bem humorado: “esse nosso show é mais ou menos… Mas a platéia é maravilhosa! Queremos voltar”.

Ao serem questionados sobre a importância de levar atrações humorísticas, como a da dupla, para o meio universitário, Pul logo se adiantou: “É importante levar o humor para qualquer lugar”. Na UFRJ, eles perceberam a “cultura do aplauso”  – o pessoal fez questão de prestigiar os artistas, gostou do que viu e ficou o gostinho de quero mais.

Onde ver “Os Fulanos”

Após passarem por grandes teatros do Rio Grande do Sul, Dedé e Pul vieram para o Rio de janeiro em 1997 e fizeram muito sucesso como artistas de Rua no Centro da cidade. Atualmente, eles trabalham nos bastidores da TV Globo, animando e preparando as platéias do programa do Faustão e do Toma Lá Dá Cá. “Os Fulanos” também realizam shows paralelos, em especial coorporativos, onde são contratados para animar funcionários de empresas.

Aos que perderam o espetáculo no Roxinho ou aos que querem rever os gaúchos em cena, fica a dica: mais informações, vídeos, histórias e piadas podem ser acessados na página eletrônica dos rapazes: www.osfulanos.com.br. O site Youtube também concentra grandes pérolas criadas por eles, como o hit “Silvio Santos no Motel”, um dos mais vistos. Lá também se encontram vídeos de shows filmados e postados pelos próprios fãs.