Categorias
Memória

Jornalismo de Políticas Públicas Sociais: Gestão da Mente Sustentável

O curso de extensão “Jornalismo de Políticas Públicas Sociais”, disciplina da carreira de Comunicação, contou na manhã desta segunda-feira (25/08), com uma palestra de seu próprio coordenador, o professor Evandro Ouriques. O evento ocorreu no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), que fica no Campus da Praia Vermelha, e teve como tema: “Interesse, Poder e Dádiva: a questão dos Estados Mentais e da Generosidade no Vigor das Políticas Públicas”.

A palestra de hoje se concentrou na explicação da importância das políticas sociais para o ser humano. Contando com a participação ativa dos presentes, o professor apontou a principal necessidade das políticas públicas, para que elas dêem certo: “Dependemos da entrega ao novo, da voz de muitos, da espontaneidade e da coragem”. Segundo a sua linha de raciocínio, as mudanças no mundo são conseqüências diretas da nossa maneira de pensar, ou seja, a construção da imaginação determina a movimentação do corpo. A afirmação de Evandro Ouriques deixa isso bem claro: “Aquilo que nós pensamos, é o que somos”. Portanto, para alterar um determinado status-quo, para combater a corrupção ou a crise ambiental, por exemplo, precisamos alterar nosso estado mental. É a “Gestão da Mente Sustentável”.

Outro ponto interessante do evento foi a oposição entre o modelo que vigora em nossa sociedade, baseado no interesse e no poder, e o sistema da dádiva. O segundo não está relacionado com algo divino, como uma qualidade pertencente somente à Deus, mas sim com ações humanas desinteressadas, não egoístas, e que visam o bem estar social. Ainda comentando sobre o tópico sociedade, o professor definiu esse tipo de organização como “uma rede de interação de membros de um conjunto de seres vivos”.

O curso, que nesse semestre tem o objetivo de abordar mais a questão da violência, é uma realização do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON), departamento da Escola de Comunicação (ECO), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). A disciplina conta com 18 palestras, trazendo renomados jornalistas e especialistas na questão, sempre às segundas, das 11 às 13 horas, no mesmo local do evento de hoje.