Categorias
Memória

Saúde oral do idoso é tema de debate na UFRJ

Elizabeth Castro, coordenadora do Seminário “Atenção Integrada e Saúde Oral do Idoso”, fez as honras na abertura dos trabalhos realizados na manhã desta sexta-feira (22/08). A cerimônia reuniu, no Salão Moniz de Aragão, que fica no Campus da Praia Vermelha, diversos profissionais das áreas odontológica e geriátrica. O evento faz parte do projeto do Fórum chamado “Cultura e Saúde”, que consiste numa troca de idéias culturais e acadêmicas entre a sociedade e pessoas da universidade.  

Para José Augusto Silveira, professor do curso de Odontologia e um dos idealizadores do projeto “Unidade de Atenção Odontológica ao Paciente Geriátrico”, os objetivos da iniciativa promovida hoje são “chegar a respostas para a saúde da 3ª idade e ampliar a questão do idoso na odontologia”. Outra meta é estimular a Avaliação Geriátrica Ampla, que nada mais é do que a associação dos campos ligados a Geriatria visando um tratamento mais completo do idoso.

O trabalho de apresentar a relação entre Geriatria e Gerontologia ficou à cargo de Roberto Lourenço, professor titular de Geriatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Enquanto que a primeira consiste numa área da Medicina, a segunda se trata de uma ciência baseada em estudos interdisciplinares que investigam fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento humano. A Gerontologia tem como conceitos fundadores a autonomia, a independência, a funcionalidade e a qualidade de vida do idoso. 

Outro convidado para o evento foi Carlos Montes Paixão, professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenador do setor de Geriatria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Ele concentrou seus esforços em ressaltar o crescimento da importância da Geriatria no mundo, que possui a cada ano uma população mais envelhecida e que, portanto, necessita de mais cuidados. Além disso, ele, que também é presidente regional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia destacou que medidas devem ser tomadas para o futuro: a Geriatria deve se tornar disciplina obrigatória na Graduação; mais grupos de Pós-graduação voltados para o assunto; mais bolsas de pesquisa; mais professores; e maior reconhecimento profissional pelo título. 

– O tópico ainda carece de políticas públicas sérias – foi dessa forma que José Augusto Silveira começou a apresentação de seu projeto de Odontologia voltado para o idoso. Ele comentou algumas afecções bucais da 3ª idade, como a gengivite, migração dentária, e a alteração da saliva, e mostrou alguns resultados no tratamento feito por seu grupo de pesquisadores. 

O seminário também conta com outras mesas redondas, que acontecem ao longo desta sexta-feira. O debate sobre “Aspectos geriátricos: comportamento do idoso, medicamentos e avaliação dos riscos”, que terá como participantes Daniel Arkade Kopiler (Instituto Nacional de Cardiologia) e Maria Cristina Amendoeira (Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ). Para encerrar o evento, haverá a mesa “Aspectos odontogeriátricos”, que contará com André Monteiro (Odontologia/UFRJ) e Dimitri Kasakevitch Caetano (Odontoeclínica Central do Exército).