Faculdade de Farmácia comemora Curso de Doutorado

No último dia 18, a Congregação da Faculdade de Farmácia da UFRJ comemorou a aprovação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, no auditório Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A cerimônia contou com a presença de membros importantes, que tiveram papel decisivo para o surgimento do curso, e recebeu também a professora Suely Galdino, da Universidade Federal de Pernambuco.

Carlos Rangel, diretor da Faculdade, iniciou a Sessão Solene enfatizando a importância do Doutorado para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e destacou a contribuição do novo projeto pedagógico, em vigor desde o segundo semestre de 2007, para o avanço do campo farmacêutico. “O Doutorado é peça chave para o crescimento de uma unidade acadêmica, não apenas dentro da UFRJ, como também fora. Desde a reforma do projeto pedagógico da Faculdade de Farmácia, quando preparamos a Pós-graduação para avançar com o Doutorado”, evidenciou Rangel.

O diretor ressaltou que projetos como a expansão da Farmácia Universitária, que agora contempla as áreas de homeopatia e cosmetologia industrial, e a formação do centro universitário de Macaé contribuíram decisivamente para integrar os alunos nas novas fronteiras do conhecimento.

Hélio Mattos, prefeito da Cidade Universitária, também esteve presente. Para ele, é fundamental que os programas de Pós-graduação se expandam nas instituições brasileiras de modo a tirar o país da triste realidade em que apenas 2% dos jovens entre 18 e 24 anos estão em universidades públicas.

A solenidade teve a participação ainda da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Angela Uller, da decana em exercício do CCS, Maria Fernanda Nunes e da coordenadora do programa de Pós-graduação Gisela Ortiz. De acordo com Maria Fernanda, a Faculdade de Farmácia assumiu o compromisso de formar profissionais capazes de responder aos desafios de uma sociedade em constante evolução. “A estrutura curricular está voltada para uma formação integradora das diferentes áreas de ensino da Farmácia e prepara os estudantes para que sejam capazes de incorporar novas descobertas no campo farmacêutico”, declarou diretora do Instituto de Biologia da UFRJ.

Após a cerimônia de abertura, Suely Galdino, coordenadora adjunta na Farmácia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ministrou a palestra “Avanços da Pós-graduação na área da Farmácia no Brasil”. Assim como a decana, Suely chamou a atenção para a necessidade crescente das instituições de ensino superior assumirem uma pedagogia universitária integradora. Segundo ela, essa integração deve ser norteada por quatro eixos principais, relativos ao conhecimento cultural do aluno, ao desenvolvimento da formação profissional, ao diálogo e troca de idéias e ao comportamento justo e responsável. “O aluno precisa aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”, ensina.

Para finalizar, a coordenadora citou fragilidades do sistema de pós-graduação no país, como a não-fixação institucional do professor, a falta de condições adequadas de trabalho acadêmico e as disparidades regionais de ensino. No entanto, Suely Galdino mencionou elementos promissores para esse sistema, entre eles a interdisciplinaridade, o estímulo financeiro e o reconhecimento social do farmacêutico. “Cada vez mais, vemos a importância da farmácia não somente no Brasil, mas também no mundo”, concluiu a professora.