Como anda a sua dependência?

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao fumo, que ocorre no próximo dia 29 de agosto, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) daUFRJ abre suas portas para uma semana repleta de atividades representando a luta contra o vício responsável por cerca de 5 milhões de óbitos por ano.

A série de eventos organizada pela equipe do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) da UFRJ é inaugurada na próxima segunda-feira (25/08), com dois acontecimentos paralelos: a exposição “Tabagismo e Mulheres” e com a 2ª Mostra de Trabalhos de Alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João: Esporte e Cigarro.

A ligação entre mulheres e cigarros ganhou um espaço especial nessa semana devido à constatação de que tabagismo caminha, a passos largos, para se tornar no século XXI uma doença eminentemente feminina.  A exposição que fica aberta até 12 de setembro e tem como curadora doutora Márcia Trotta Borges, deseja mostrar, através de uma linha do tempo, a relação entre a trajetória histórica delas e o aumento do uso do cigarro por esta população.

Após o sucesso da primeira mostra com o tema “Tabagismo passivo – uma questão de responsabilidade social”, em 2007, nada melhor que repetir a dose. Assim, aproveitando o clima olímpico, a relação entre atividades físicas e o cigarro é o assunto da apresentação de trabalhos dos estudantes da escola municipal situada no campus da universidade, onde é desenvolvido um projeto de Extensão voltado à prevenção do uso de álcool e tabaco.

No último dia do evento estão reservadas algumas atividades especiais como a avaliação do grau de dependência à nicotina, através da medição, por alunas do curso de fonoaudiologia da universidade, do teor de monóxido de carbono dos pacientes, funcionários e de pessoas interessadas. O cálculo será realizado na entrada principal do hospital universitário das 8h às 11h.

Outra atração do dia é o “IV encontro de pacientes do NETT: Vivendo sem fumar, mas com qualidade de vida” no Auditório Halley Pacheco, situado no oitavo andar do (HUCFF). A abertura do encontro ocorre às 8h45 e conta com a participação de diretores do Instituto de doenças do Tórax (IDT), da Faculdade de Medicina e do próprio hospital. Na seqüência, às 9h, a psicóloga e mestranda do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) ministra a palestra “Como manejar as situações de estresse?” e às 9h45, Dr. Alberto Araújo, diretor do NETT, fala sobre os benefícios alcançados com a cessação do fumo e dá dicas para quem quer se manter longe do vício. Depoimentos e premiações de pacientes e ex-fumantes, ocorrem às 10h30. Às 11h, há a confraternização de pacientes “Cinco anos do NETT”, encerrando a semana.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ fica na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão. A entrada é franca.