Ciência para leigos

Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é desenvolver a promoção científica, levando os saberes da Ciência ao público leigo em geral. Atualmente, o SBPC/RJ tem em andamento o programa “SBPC vai à escola” e o “Ciência às 18:30h”.

Retomado recentemente, o programa “SBPC vai à escola” é destinado a incentivar a aproximação entre cientistas e estudantes do Ensino Médio. Para promover tal interação, o projeto estimula a apresentação de mostras, exposições, oficinas, além de palestras — atividades estas coordenadas por professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

Profissionais interessados em participar devem enviar proposta de palestra, de no máximo uma página em linguagem não-técnica, para o e-mail sbpcrj@sbpcnet.org.br e preencher uma ficha com seus dados na homepage http://www.sbpcrj.org.br/sbpcvaiaescola.html. As propostas encaminhadas serão devidamente avaliadas e selecionadas pela comissão organizadora do programa. Aos palestrantes será cedida ainda uma ajuda de custo e o empréstimo de equipamentos, como laptop e datashow, para a apresentação na escola agendada.

Além do programa “SBPC vai à escola”, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove o “Ciência às Seis e Meia”, ciclo de palestras de divulgação científica destinadas ao público leigo interessado em conhecer atuais questões e avanços no âmbito científico. Realizadas em parceria com a Casa de Ciência da UFRJ, as palestras ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês às 18:30h e são ministradas em linguagem acessível.

O próximo encontro será em setembro, dia 3, e tem como tema “A Desinvenção das Raças” a ser apresentada pelo professor Sérgio Penna da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com entrada franca, a palestra acontece no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rua Xavier Sigaud, 150, Botafogo. Mais informações no site www.sbpcrj.org.br/cienciaasseisemeia.html.