">No dia 22 de agosto, o Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ promoverá mais um evento comemorativo aos 70 anos da instituição. Na ocasião, funcionários, professores, alunos e a direção do IPUB farão uma homenagem ao professor João Ferreira da Silva Filho, psiquiatra e ex-decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) falecido no último dia 24 de maio.

IPUB comemora 70 anos e homenageia João Ferreira

O evento acontece a partir de 8:30h no Auditório Leme Lopes, no IPUB (Avenida Venceslau Brás, 71 – fundos – campus da Praia Vermelha). Confira abaixo a programação completa.

8:30h às 9h – Mesa de Abertura – UFRJ
Coordenação: Professor Eustaquio Portella Nunes – Professor Emérito da UFRJ

Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ), Almir Fraga Valladares (decano do CCS/UFRJ), Antonio Ledo (diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ) e Marcio Versiani (diretor do IPUB).

Café da manhã

9:30h às 11h – Mesa Redonda: João Ferreira – Decano do CCS/UFRJ (2002-2006)
Marcio Amaral, Francisco Strauss, Alicia Navarro, Hélio de Mattos, Jerson Lima e Antonio José Barbosa de Oliveira.

11h às 12:30h – Mesa Redonda: João Ferreira – Transformador da Assistência Psiquiátrica
Ana Cristina Figueiredo, Ana Pitta, Hugo Fagundes, Maria Tavares Cavalcanti e Cristina Loyola.

12:30h – Descerramento da Placa na Biblioteca João Ferreira da Silva Filho
Sylvia Vargas (vice-reitora da UFRJ) e Marcio Versiani (diretor do IPUB).

Lançamento do Livro em homenagem ao Professor João Ferreira

14h às 15:30h – Mesa Redonda: João Ferreira – Diretor do Instituto de Psiquiatria (1994-2002)
Ligia Costa Leite, Marcelo Cruz, Silvia Jardim, Madalena Pizzaia, Cristina Luce e Fortunée Nigri.

15:30h às 17h – Mesa redonda: João Ferreira – Professor de Psicopatologia
Sergio Levcovitz, Octavio Domont de Serpa Junior, Manoel Olavo Teixeira, Julio Verztman, Lílian Sheinkman e Nelson Goldenstein.

17h – Cancioneiros do IPUB
Coquetel