Pedro Malan no Instituto de Economia

Para encerrar a semana de calouros dos estudantes do curso de Economia, na manhã desta sexta-feira (15), o Instituto de Economia (IE/UFRJ) convidou o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan para falar sobre a conjuntura econômica brasileira. O Salão Pedro Calmon, localizado no campus da Praia Vermelha, quase não suportou a quantidade de presentes, entre calouros, veteranos e professores.

– Esse momento é muito especial para mim, não só pela importância do Pedro Malan, mas também porque ele é meu amigo de longa data – afirmou João Sabóia, diretor do IE, antes da apresentação do ex-ministro. Ele continuou seu discurso apresentando um pouco da história de Pedro Malan, desde seu período de estudante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), durante a década de 1960, passando pelas participações no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), até seu mandato como Ministro da Fazenda.

Uma das preocupações do convidado foi apontar para os novos estudantes de Economia como o Brasil chegou ao estágio econômico atual e para onde pode ir. Malan procurou deixar claro que “para pensar bem o futuro, devemos compreender os processos e experiências já realizados no passado, que nos levaram para onde estamos”. O ex-presidente do Banco Central (BC) ressaltou os principais pontos positivos dos últimos 15 anos para a economia do país, como a inflação “civilizada” (O Brasil era recordista em inflação, chegando a ter uma taxa de 1000% acumulada ao ano), a renegociação da dívida externa, o que melhorou a imagem brasileira no mundo, e a independência do Banco Central, ou seja, a autonomia operacional necessária para estabilizar a moeda nacional.

Tais conquistas só foram possíveis graças à coexistência de alguns fatores, como o contexto internacional extremamente favorável para a economia; a transição civilizada, sem drásticas rupturas, do governo de Fernando Henrique Cardoso para o atual; e as heranças positivas deixadas pela gestão anterior. Segundo Pedro Malan, “todo novo governo, inclusive o que eu trabalhei e o atual, consegue grande parte de seu sucesso graças ao legado deixado pelo anterior. Com todas essas mudanças, o Brasil se tornou um país mais confiável economicamente”.

Para o Brasil continuar crescendo, de acordo com o discurso do ex-ministro, a economia do país depende do desenvolvimento de seis elementos: abertura comercial para o exterior; infra-estrutura (energia, transporte, telecomunicações); investimento em educação; estabilidade macroeconômica (regime fiscal e cambial); redução das barreiras ao investimento privado, com o Estado atuando na regulamentação do mercado; efetividade do governo e de suas instituições. Pedro Malan completou o tópico deixando um aviso: “se o Brasil não se empenhar nesses seis pontos, nossa economia pode correr grandes riscos, como não explorar todo seu potencial”.

Ainda comentando sobre sucesso econômico, o palestrante ressaltou que, além desses fatores, um país depende de uma tríade muito importante, formada pela liberdade individual (de expressão, de pensamento), pela justiça social e pela eficiência, tanto do setor público quanto do privado. “Já para o crescimento profissional dos estudantes, é importante sonhar, ter esperanças, e ao mesmo tempo ser bastante dedicado, esforçado”, concluiu Malan.