Randal Johson conta a trajetória do cinema brasileiro

A UFRJ recebe o professor americano Randal Johnson do departamento de espanhol e português da University of California (UCLA), nos dias 18, 20, 21 e 22 de agosto, para ministrar a disciplina compactada da pós-graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação (ECO) intitulada Repensando a trajetória do cinema brasileiro – crescimento e crise, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, no período de 10h às 13h. As aulas são abertas a alunos de pós-graduação de outros cursos e universidades do Rio de Janeiro.

A disciplina pretende promover uma análise da trajetória do cinema brasileiro dos anos 1960 até os dias atuais, articulando suas tensões com a TV e lançando as perspectivas e desafios da produção audiovisual. Johnson, que também ministrará a aula inaugural da Pós-graduação da ECO dia 20 de agosto, é diretor do Latin American Institute da UCLA, sua área de pesquisa abrange a literatura e cultura brasileiras, a política cultural e o cinema latino-americano. Concluiu seu doutorado em 1977 pela Universidade do Texas, em Austin, com uma tese sobre Macunaíma, romance moderno escrito por Mário de Andrade e transposto para o cinema por Joaquim Pedro de Andrade, diretor do Cinema Novo. É autor de diversos livros que abordam o universo cultural e o cinema do Brasil, dentre eles Antônio das Mortes, no qual faz uma análise crítica do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol do cineasta brasileiro Glauber Rocha, e Literatura e cinema – Macunaíma: do Modernismo ao Cinema Novo, onde aponta as heranças e influências do Modernismo no Cinema Novo.

O Fórum de Ciência e Cultura se localiza no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na Av. Paster, 250, 2° andar, Urca.