Graduados são reconhecidos com diploma de Dignidade Acadêmica

O esforço e a dedicação dos alunos que concluíram a graduação foram recompensados durante a entrega de diplomas de Dignidade Acadêmica na manhã do dia 12 de agosto no auditório do Roxinho no Centro Cultural Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ). O evento premiou mais de 20 estudantes que cursaram 80% dos créditos, dentro do prazo pré-determinado e sem sanções disciplinares, com os diplomas Cum Laude (coeficiente 8 ou mais), Magna Cum Laude (coeficiente igual ou acima de 9) e Summa Cum Laude (coeficiente igual ou superior a 9,5).

A cerimônia foi presidida por Belkis Valdman, pró-reitora de graduação e representante do Reitor Aloísio Teixeira. Estavam presentes ainda Ângela Uller, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Helio de Matos, prefeito da Cidade Universitária, Eduardo Mach, superintendente geral da Pró-reitoria de Graduação, além de decanos e diretores representando as unidades.

Uma das agraciadas com o diploma Summa Cum Laude, Annunziata Alves Julianello, formada em direito, em dezembro de 2007, falou sobre a importância em obter tal reconhecimento: “Esse diploma representa uma felicidade muito grande por ter conseguido alcançar meus objetivos e agradeço aos meus professores por terem contribuído para que eu alcançasse esse caminho. No entanto, eu acho que isso deveria ser mais divulgado, pois pode estimular ainda mais os alunos. Minha estadia na UFRJ foi muito proveitosa, uma verdadeira Escola de Vida. A principal lição que eu levo daqui é a de que vale a pena investir em educação, pois ela vai seguir conosco a vida inteira”, declarou.

Os alunos foram incentivados a ingressarem na pós-graduação e participarem ativamente da Universidade através de comunidades de ex-alunos para que possam trazer informações a respeito do mercado de trabalho ao meio acadêmico.

Ao final do evento, Belkis Valdman parabenizou os alunos e fez-lhes um pedido: “A Universidade está hoje, com esta cerimônia, prestando o justo reconhecimento a esses alunos que cumpriram seu curso com muita perseverança. Estejam certos de que os desafios e cobranças serão maiores daqui por diante. Este ano em particular, iniciamos a expansão e reestruturação da UFRJ, o que sinaliza maior integração e participação nos problemas da sociedade. Contamos com a participação de todos vocês”, concluiu.