ECO-Pós recebe Randal Johnson para Aula Inaugural sobre cinema brasileiro

O Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação (ECO-Pós) convida para sua Aula Inaugural que acontece dia 20 de agosto, das 15h às 17h, no Auditório Moniz Aragão do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Intitulada A tela distante – o cinema brasileiro visto de fora, a aula será ministrada pelo professor americano Randal Johnson do departamento de espanhol e português da University of California (UCLA), que trará a visão estrangeira do cinema brasileiro, avaliando a maneira como este cinema tem sido discutido nos Estados Unidos, principalmente no núcleo acadêmico do qual faz parte, e as vantagens e desvantagens desta análise distanciada.

Johnson é diretor do Latin American Institute da UCLA e já esteve diversas vezes no Brasil envolvido com pesquisas sobre a literatura e cultura brasileiras, a política cultural e o cinema latino-americano. É autor de muitos livros sobre o cinema brasileiro, especialmente do período do Cinema Novo, tais quais Antônio das Mortes, no qual faz uma análise crítica do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol do cineasta brasileiro Glauber Rocha, e Literatura e cinema – Macunaíma: do Modernismo ao Cinema Novo, onde aponta as heranças e influências do Modernismo no Cinema Novo.

O Fórum de Ciência e Cultura se localiza no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na Av. Paster, 250, 2° andar, Urca.