Categorias
Memória

Faculdade de Educação da UFRJ: 40 anos de excelência

 A Faculdade de Educação da UFRJ deu início nesta segunda-feira, (11/8), ao seminário de comemoração por seus 40 anos. Adotando o tema: “Faculdade de Educação da UFRJ: 40 anos de formação de professores, desafios e perspectivas”, a FE/UFRJ busca estabelecer ao longo do evento – que continua até amanhã (13/8) – uma discussão a respeito da história da instituição na formação de professores e novas perspectivas do ensino, através de mesas redondas, palestras e da formação de diferentes grupos de estudo com especialistas, professores e pesquisadores na área.

A mesa de abertura, realizada no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, foi marcada por um clima de alegria e satisfação expressado por todos os convidados, que felicitaram a Faculdade de Educação pelas quatro décadas dedicadas ao ensino e formação de professores, como expressou Márcia Serra Ferreira, vice-diretora da FE: “É motivo de grande alegria cooperar com uma instituição com a importância da Faculdade de Educação da UFRJ na formação de uma geração de professores que serão responsáveis pelo ensino de nossos filhos e netos”, afirma a professora.

A abertura contou também com a presença de Marcelo Correa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ana Maria Monteiro, diretora da FE, Celina Maria de Souza Costa, diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ, e Geraldo Nunes, coordenador do setor de Relações Internacionais da Reitoria. Ana Maria destacou a importância de desenvolver um seminário como forma de comemoração. “Este é um momento muito particular da Faculdade de Educação, em que relembramos de tantas lutas e realizações. A FE foi criada num período difícil, no ano de 1968, mas que abriu grandes possibilidades. Hoje, com esse seminário, esperamos abrir um espaço para reflexões e novas perspectivas e ações na FE”, disse a diretora.

Os palestrantes fizeram também uma homenagem à professora Suely de Souza Almeida, ex-diretora da Escola de Serviço Social e ex-decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), que faleceu no dia 10 de agosto. A memória de Suely foi relembrada pelas palavras de Ana Maria Monteiro, seguida por uma salva de palmas.

Após a abertura, aconteceu a palestra Formação de Professores: Desafios para o século XXI, com Antônio Nóvoa, professor da Universidade de Lisboa. Nos dias 12 e 13 se dá continuidade ao programa, que conta com a formação de mesas-redondas e de grupos de trabalho. O seminário acontece no Fórum de Ciência e Cultura e em salas da FE, que ficam à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.