Espaço e patrimônio também são aula

Um grupo de trinta crianças que estudam na Glória estará participando, nestes meses de agosto e setembro, do Projeto Educação Urbana nas Escolas – parceria das Secretarias Municipais de Educação e Urbanismo. Os estudantes terão aulas preparatórias e ao final, farão um passeio de descoberta urbana e exibirão seus trabalhos numa exposição aberta ao público que fechará o Projeto. A coordenação do projeto é feita pelo arquiteto e urbanista da SMU e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Pedro Augusto Lessa.

Os alunos integram uma turma de 3ª série da Escola Municipal Deodoro ( 2ª CRE). A unidade estará completando 100 anos de fundação em setembro. O belo edifício que a abriga tem valor histórico e é considerado um dos mais bonitos da rede municipal. Ele sofreu longa e importante reforma e estará pronto nas festividades.  A escola fica situada rua da Glória num ponto que desfruta de linda vista para  a Praça Paris.

Na Educação Urbana, as crianças aprenderão conceitos, conhecimentos e ferramentas em uma dúzia de aulas. As aulas focalizam diferentes temas, tais como cidadania (regras de convivência e valorização dos patrimônios natural e cultural); técnicas (sensibilização para diferentes níveis de leitura do espaço e das construções); conhecimentos (identificação dos componentes básicos das edificações e apresentação de sua lógica de funcionamento) e habilidades especificas.

O projeto, que começa nesta próxima terça-feira, dia 12 de agosto, adota metodologia que privilegia o sentido de participação dos alunos, o aspecto lúdico do aprendizado e o crescimentos gradual dos níveis de dificuldade. O resultados, nestes três anos que o projeto já dura, confirmam  a boa aceitação geral do tema. Entre os objetivos alcançados com as crianças, o destaque é para o sentimento de  responsabilidade com que os estudantes se dedicam às atividades. O professor  Pedro Lessa assinala que "com projetos como este, os estudantes certamente crescerão com um olhar diferente para a convivência cidadã, para os lugares e edifícios. O respeito às edificações do cotidiano é um excelente caminho para a urbanidade e a valorização do patrimônio da cidade”.