Plenária de Decanos e Diretores discute telefonia, aumento de vagas e andamento de ações judiciais

A 43° reunião da Plenária de decanos e diretores, ocorrida na manhã do dia 4 de agosto, no salão nobre da decania do CCMN, discutiu a implantação do plano de telefonia da UFRJ, o descongelamento das ações judiciais e os estudos para o planejamento da distribuição de vagas docentes para a expansão.

A primeira pauta discutida foi o plano de telefonia a ser implantado na Universidade, nascido da parceria da Prefeitura Universitária com a Empresa Inovax – empresa da Incubadora de Empresas da Coppe / UFRJ. O diretor da empresa, Manoel Alberto Rodrigues Neto, afirmou que “o objetivo da Inovax é realizar um processo de gestão continuada de forma a resolver sistematicamente as questões, atendendo as necessidades identificadas”. A empresa realizou levantamentos, e, de acordo com dados explicativos contidos em slides, o diretor afirmou que a qualidade dos serviços de telecomunicação oferecidos hoje na universidade é de nível muito baixo e identificou vários problemas, tais como falta de avaliação custo-benefício e falta de controle e gerência continuada.

Já Luiz Afonso Mariz, pró-reitor de Pessoal (PR-4), proferiu discurso contra o congelamento das ações judiciais federais, promovido pelo Ministério do Planejamento através de um simples “Comunica” em seu site. De acordo com Luis Afonso, essa atitude reflete um desrespeito a duas ações judiciais, ações dos 28,86% e dos 3,17%, que, apesar de ainda não atingirem os docentes, já afligem os técnicos administrativos da UFRJ. O pró-reitor de pessoal e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, afirmaram ser importante a reabertura e resolução dessa questão política junto ao Ministério para que se consiga o aumento de 28% concedido por lei.

Ao tratar dos estudos para o planejamento da distribuição de vagas docentes para a expansão, realizado pela pró-reitoria de Graduação (PR-1), o reitor da UFRJ afirmou que, até 2012, é esperada a contratação por concurso de 700 docentes, sendo 400 vagas destinadas apenas ao módulo 1 do Programa de Reestruturação e Expansão (PRE). De acordo com Aloísio Teixeira, a implementação do PRE na UFRJ permitirá a ampliação do número de professores efetivos com dedicação integral à universidade.

Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, através de slides contendo os estudos promovidos pela PR-1, expôs detalhadamente como funcionará a distribuição de docentes com a implementação do PRE. Valdman explicou que as unidades que se disponibilizarem a participar do processo e aumentarem o número de vagas ao acesso de estudantes por alguma característica da Expansão – como o aumento percentual de curso já existente, turmas noturnas de cursos já existentes ou turmas novas fora da sede, nos campis de Macaé e Xerém – receberão também um aumento no corpo docente com novas contratações até 2012. A Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), por exemplo, aumentou 38 vagas na modalidade curso noturno e, por isso, receberá, em 2009, três novas vagas para professores e, até 2012, estão previstas mais 8 vagas para a ECO. Ao final, Belkis Valdman declarou estar previsto, de 2009 até 2012, 2840 novas vagas para estudantes, que já começaram, com aumento de 260 vagas no Vestibular 2009.