">Faleceu, no dia 2 de agosto, o Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Lizardo de Araújo, que atuava como diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

Luto na UFRJ

Faleceu, no dia 2 de agosto, o Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Lizardo de Araújo, que atuava como diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). Natural de Manaus, o engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1964, e Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de Toulouse (França), em 1968, assumiu a Direção do Cepel em março de 2004.

O professor dedicou 43 anos de sua vida ao ensino e à pesquisa. Ingressou na UFRJ, em 1970, no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ), onde foi um dos fundadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe. A partir de 1994, passou a integrar o corpo docente do Instituto de Economia da UFRJ. E desde 2003 vinha exercendo a função de Diretor do Cepel.

Pesquisador reconhecido internacionalmente, João Lizardo orientou 26 mestres e doutores e é autor de 40 artigos publicados em livros e periódicos, nacionais e estrangeiros. Foi pesquisador visitante no Imperial College of Science And Technology (Londres), no Lawrence Berkeley Laboratory (Califórnia) e no Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex (Inglaterra).

Atento aos problemas do País e da sociedade, defendia um papel mais atuante por parte da academia acerca dos problemas da realidade brasileira. Foi membro do Conselho de Tecnologia da Firjan, desde dezembro 2004, e há mais de 30 anos vinha trabalhando em pesquisas voltadas para temas do setor energético. Coordenou o Núcleo de Economia da Infra-estrutura da UFRJ, tendo sido organizador e co-autor do livro Diálogos da Energia – Reflexões sobre a última década (1994-2004), lançado em junho de 2005 pela Editora 7 Letras.

João Lizardo deixa viúva Hildete Pereira de Melo, professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e três filhos Pedro, Rodrigo e Diogo.

A missa de sétimo dia do Professor João Lizardo Rodrigues Hermes de Araújo será celebrada na sexta-feira, 8 de agosto, às 10h, na Igreja da Candelária (Praça Pio X – Centro).

Leia aqui a entrevista do professor Lizardo concedida ao Jornal da UFRJ em junho deste ano.