Categorias
Memória

Genética para leigos

“Com os sucessos de público e de crítica conquistados pelos avanços da genética na virada do milênio, cada vez mais se ouve que tal e qual coisa… ‘está nos genes’. Do gosto pelo cigarro à espiritualidade, passando pela infidelidade e pela generosidade, quase tudo já foi dito estar nos genes. Mas sabe-se há muito tempo que algumas doenças são passadas aos descendentes pelos genes de seus ancestrais. Outras, não são hereditárias, mas também resultam de alterações genéticas. Então, se a causa de certas doenças está nos genes, será que sua cura também não poderia estar? Se os genes são tão influentes, a ponto de afetar desde a cor de nossos olhos até as complexas manifestações que nos fazem humanos, não poderiam tornar-se veículos de tratamento de doenças incuráveis?”

O trecho acima é apenas um pouquinho do que promete o livro “Genes contra Doenças – Terapia Gênica: uma nova era na genética” cujo lançamento ocorre amanhã (5/08) a partir das 19h na livraria do Museu da República do Rio de Janeiro. A obra escrita por Rafael Linden, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do Laboratório de Neurogênese da instituição, é destinada a não especialistas e ao público em geral e conta um pouco das inovações da genética que vêm revolucionando a batalha contra doenças e em favor da qualidade de vida do ser humano.

Os estudos sobre terapia gênica embora se encontrem em fase experimental no Brasil, prometem desenvolver através do manejo de genes novas formas de tratar doenças hoje consideradas incuráveis. Avanços nessa teoria indicam muitas vezes a única saída para milhares de pessoas que sofrem com as mazelas.

 Voltado para esses estudos, Linden coordena a Rede de Terapia Gênica, sediada na UFRJ. A rede integra pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e é composta por dez grupos de terapia gênica, três grupos de pesquisa de vacinas profiláticas de DNA e um grupo de vacinas terapêuticas, com foco em estudos do câncer, doenças hematológicas, monogênicas, degenerativas e infecciosas. É uma alavanca para a multiplicação de pesquisas na área.

 Além desse projeto o pesquisador doutorado em ciências pela UFRJ e pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, possui diversas linhas de pesquisa como neurodegeneração, morte celular programada, terapias gênica e celular, citoproteção, desenvolvimento do sistema nervoso, neuroquímica e biologia de prions.

O livro formado por oito capítulos pertence à coleção Ciência de Bolso, que objetiva divulgar as inovações científicas de forma acessível e criativa. Assim, seguindo a linha editorial da coleção, “Genes contra Doenças – Terapia Gênica: uma nova era na genética” utiliza uma linguagem simples e humorada para tratar de um tema tão importante como a teoria gênica.

O Museu da República do Rio de Janeiro, onde acontece o evento, está localizado na Rua do Catete, 153, em frente à Estação do Catete.