Centro de Tecnologia discute Planejamento Estratégico

Membros das diretorias das quatro unidades do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ) se reuniram durante toda a última sexta-feira, 1º de agosto, para discutir o Planejamento Estratégico do CT. O objetivo é traçar esta linha de partida para uma série de ações a serem realizadas de 2008 a 2012, em prol de melhorias nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

No encontro, que aconteceu no Salão Nobre da Decania do CT, foram apresentados, debatidos e aprovados os diversos planos de ação elaborados por cada docente ou funcionário, conforme as diretrizes definidas no workshop para o Planejamento Estratégico do CT, promovido nos dias 8 e 9 de julho deste ano.

Toda a discussão é baseada na missão, na visão estratégica e nos valores do Centro, definidos em conjunto com as unidades que compõem o CT: Escola de Química (EQ), Escola Politécnica (Poli), Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe).

Missão

Definiu-se que a missão do CT, ou seja, sua razão de existência, é formar profissionais com alto nível de qualificação, que sejam empreendedores e inovadores na área tecnológica. Eles devem agir sempre com ética e responsabilidade sócio-ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento do Brasil e a melhoria da qualidade de vida no país.

Além disso, o centro também tem como missão integrar suas unidades, através da Decania, nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. É importante que ele atenda às necessidades das partes interessadas – com prioridade para a comunidade acadêmica -, sempre atento à segurança, saúde no trabalho e proteção ao meio ambiente.

Visão

O grupo de estudo para o Planejamento Estratégico definiu que a visão estratégica do CT é “ser um Centro de excelência em tecnologia, reconhecido nacional e internacionalmente, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, na fronteira do conhecimento”.

Valores

Os valores do CT – pilares que limitam o comportamento a ser seguido por todos, a fim de se alcançar a visão de futuro – são: a “Liderança Científica e Tecnológica”, a “Inovação e o Empreendedorismo”, o “Comportamento Ético”, o “Atendimento com Qualidade”, a “Qualificação Profissional”, a “Modernização e Antecipação a Mudanças”, a “Consistência e Integração”, a “Qualidade de Vida” e o “Comprometimento Institucional”.