Brasil 80: peça aborda esperança por dias melhores

O Projeto Usina da Cidadania em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comemora 10 anos com apresentação da peça “Brasil 80”. O evento será realizado no próximo dia 9, às 14h, no Auditório do Centro Tecnológico (CT/UFRJ), situado no campus do Fundão, ilha da Cidade Universitária.

A Usina de Cidadania desempenha um importante papel sócio-cultural, atende a 27 comunidades, nos bairros de Manguinhos, Benfica, Caju, Maré e São Cristóvão, onde residem aproximadamente 200 mil habitantes. Tem por objetivo suprir a falta e a precariedade dos espaços dedicados à cultura e ao lazer nessas áreas.

O elenco do espetáculo, dirigido por Patrícia Zampiroli, é formado pelos próprios membros das comunidades onde o projeto atua. “Brasil 80” aborda a história de um país em transformação e a força de um povo que luta por dias melhores. O contexto é o nascimento de uma banda de rock e com ela, a liberdade. O enredo reflete as aventuras de um grupo de jovens, num período em que a ditadura ia ficando para trás e o país estava em profunda recessão.

A Usina de Cidadania se propõe, com esse espetáculo, valorizar a história do nosso país e da nossa gente que viveu intensamente dias de frustração, alegria, medo e principalmente, esperança por dias melhores.

O Projeto

Neste ano, o Projeto Usina de Cidadania oferece, aproximadamente, 1500 vagas divididas nos núcleos: Artístico, Profissionalizante em Educação Continuada e em Inclusão Digital.

Dessa forma, visa contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, promovendo condições de inserção social da população mais carente através de ações transformadoras capazes de proporcionar melhoria da auto-estima, manutenção da paz e condições de geração de trabalho e renda.