Vencedores do Concurso Jovem Destaque se apresentam na UFRJ

Nessa segunda-feira, dia 28 de julho, aconteceu o primeiro Recital dos Vencedores do II Concurso Nacional Jovem Destaque, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Diego Forte, recém-formado bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ, apresentou peças de Mozart, Brahms, Santoro, Ravel e Ginastera, mostrando ao público porque está entre os dez vencedores do concurso.

A carreira de pianista de Diego contou com grande participação de sua mãe, que dava aulas de piano para iniciantes. Assim, seu primeiro contato com a música aconteceu aos seis anos, por curiosidade. Diego Forte estudou também com Eliane Marsulo, na antiga Escola dos Canários, e também com Vera Alice Rizzo em uma filial do Conservatório Brasileiro de Música, ambas em Petrópolis. Rizzo foi quem o preparou para o Teste de Habilidade Específica [THE] do vestibular da UFRJ para o curso de Música – no qual Diego ingressou em 2004. Já na UFRJ, o músico foi orientado durante o curso pela professora Tamara Ujakova, tendo apresentado seu recital de formatura no dia 11 deste mês, com enfoque em piano erudito.

Diego, com 23 anos, já tocou para grandes pianistas da atualidade e participou de diversos concursos de piano em Juiz de Fora, São Paulo e, mais recentemente em Bauru, no Bauru Atlanta Competition. Na capital paulista, obteve Menção Honrosa no Concurso ARTLIVRE, do qual participou nas 18ª, 19ª e 20ª edições. No Rio de Janeiro, o Concurso Jovem Destaque é o primeiro do qual participa.

Segundo o pianista, a iniciativa da UFRJ em promover o concurso é de grande relevância. “Em primeiro lugar, pela falta que temos atualmente de concursos de piano no Rio de Janeiro. Em segundo porque, partindo da iniciativa de uma instituição que tem um curso de música, é uma vitrine para os recém-formados. É primordial, deveria ter todo ano. Este recital é uma oportunidade que talvez eu não teria tão cedo”, defende Diego Forte, que soube do concurso através da divulgação feita por Luiz Senise, curador do projeto Música no Fórum.

Diego, que destaca como suas preferidas as obras de Brams, Mozart e do compositor argentino Alberto Ginastera, afirma que seu gosto musical não se restringe apenas às músicas eruditas. “Eu gosto bastante da música erudita dos períodos romântico, moderno, e barroco. Mas procuro manter minha mente aberta, ouço Jazz e  MPB. É saber selecionar, pois ao contrário do que muitos pensam, tem muita música boa que não é clássica”, aconselha Diego, que prefere falar com as mãos ao piano que em frente a um gravador.

A próxima apresentação dos vencedores do II Concurso Nacional Jovem Destaque é de Guilherme Tomazelli, e acontece às 19h do dia 11 de agosto, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha).