Categorias
Memória

Cursos de extensão no Instituto de Microbiologia

Com o objetivo de oferecer à comunidade cursos de curta duração, dentro das áreas de Microbiologia e Imunologia, o Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG/UFRJ), conta com a colaboração de professores e pesquisadores do próprio instituto e especialistas de outras instituições na coordenação de seus programas de extensão.  Os cursos são voltados para estudantes de Biologia, Microbiologia, Medicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, entre outros. Podendo participar tanto graduandos da UFRJ como estudantes ligados a outras instituições de ensino.

Nos dias 16 e 23 de agosto acontece das 8h às 15h no IMPPG, no campus do Fundão, o curso Diagnóstico Molecular e Imunológico aplicado a doenças bacterianas e virais, indicado para profissionais da área da saúde que possuam conhecimentos básicos em ciências biológicas. É coordenado pelos pesquisadores Walter Martin Roland Oelemann, Luciana Barros de Arruda, Davis Ferreira e Marinella Silva Laport.

Para o primeiro dia de aula está previsto o ensino de noções básicas de Biologia Molecular, Bacteriologia, Virologia e Imunologia. Além de especial enfoque a doenças bacterianas como tuberculose e doenças virais como HIV, Hepatite B, Hepatite C e Dengue.

No dia 23, alguns métodos de amplificação, isolamento viral e imunodiagnóstico são apresentados.  Para melhor compreensão das aulas, os inscritos recebem um CD com o conteúdo estudado.

O curso Peste negra e as grandes epidemias da história: perspectivas para o terceiro milênio também é oferecido pelo IMPPG nos dias 23 e 30 de agosto de 8h às 12h . Voltado não só para profissionais e estudantes da área da saúde e biociências, mas também para estudiosos e graduandos de humanas, letras, jornalismo e para interessados em ciências e humanidades.

O curso busca esclarecer os princípios e conceitos de epidemias, através de um mergulho histórico nos grandes surtos que assolaram a humanidade, estabelecendo padrões de invasão e persistência de patógenos infecciosos em populações. Além de uma análise das epidemias do século XXI, de seus usos militares e a discussão da biossegurança no mundo. Para auxiliar no entendimento do tema, há a exibição do filme: “A Peste Negra”.

O IMPPG fica no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) , bloco I / Sala I-01.

Mais informações e inscrições para ambos os cursos pelo telefone: (21) 2562-6736 ou através do contato pelo e-mail ceem@micro.ufrj.br.